Pesquisas frequentes

Nogado de iogurte

Nogado de iogurte

Anda a pensar nas sobremesas de Natal para esta época festiva que se aproxima? Prepare um nogado caseiro.

Mais de 1h

Ingredientes

Natural

OIKOS Natural 50 gramas


Açúcar glacé (açúcar em pó) 125 gramas 
Framboesas liofilizadas 50 gramas
Clara de ovo 30 gramas
Vagem de baunilha (opcional) 1 

Preparação

Comece por retirar as sementes da vagem de baunilha e misturá-las com o iogurte.

Bata bem a clara de ovo e misture com o açúcar glacé e o iogurte com baunilha. Misture tudo até obter uma mistura homogénea e sem grumos.

A seguir, junte as framboesas e misture de modo a que fiquem bem incorporadas na massa. E pronto! Chegada esta fase, já tem a massa para o nogado pronta.

Coloque a massa para o nogado numa forma (de preferência uma em que o nogado fique com, pelo menos, 1 cm de grossura) e cubra com película aderente.

Recomendamos que coloque algo que faça peso por cima do nogado para que este fique mais compacto.

Coloque o nogado no frigorífico durante, pelo menos, 24 horas (pode deixá-lo a repousar durante dois dias) e está pronto.

Sugestão: apresentamos esta receita com framboesas porque, uma vez que estamos a falar do Natal, achamos que a cor vermelha das framboesas fica muito festiva e é alusiva ao Natal e a combinação desta fruta com o iogurte resulta na perfeição.

Dica

Se as framboesas não forem o seu ingrediente favorito, pode escolher outras alternativas!

Em vez de 50 g de framboesas liofilizadas pode adicionar ao nogado 50 g de: nozes picadas, outros frutos secos como os pistácios ou damascos secos (caso pretenda um resultado bem doce), coco ralado, amêndoa e chocolate, ananás, arandos vermelhos, papaia, etc.

O ideal é que os frutos sejam liofilizados ou desidratados (pode encontrá-los em supermercados), pois a fruta fresca iria largar muita água para o nogado.

Veja também