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História da Danone

História da Danone

1919

Nascimento da Danone en Barcelona, Espanha

Durante a década de 1910, Isaac Carasso vivia em Barcelona, onde constatou que muitas crianças espanholas padeciam de infeções intestinais. Para poder remediar esta situação e consciente da investigação em fermentos lácticos feita pelo prémio Nobel e Director do Instituto Pasteur Ilya Mechnikov, decide produzir e comercializar um produto conhecido nos Balcãs pelos seus benefícios para a saúde: o iogurte. Carasso lança a marca Danone em 1919, após o nascimento do seu filho Daniel, apelidado de “Danon”. Desde o seu começo, a Danone compromete-se com a alimentação saudável.

Danone 1919

1929

A Danone chega a França

Com 23 anos, Daniel Carasso funda a Sociedade Pariense do Iogurte Danone e inaugura o primeiro ponto de venda em Paris. Lança também o primeiro slogan publicitário da marca.

1941

O início do sonho americano

Em 1941, Daniel Carasso e a sua mulher mudam-se para Nova Iorque. Pouco depois da sua chegada Carasso vê um anúncio no jornal: “Vende-se comércio de iogurtes” e decide investigar mais. “Era uma pequena loja no bairro de Bronx gerida por um casal de origem grega que produzia entre 100 a 200 iogurtes por dia para as cafetarias nos arredores. Carasso compra esta pequena loja e nasce assim a Dannon Milk Products Inc. em 1942.

1989

A Danone chega finalmente a Portugal

É neste ano que o Grupo Danone concretiza a compra de 70% do capital da Iophil* e lança em Portugal a marca Danone, uns meses mais tarde em junho de 1990.
A Danone implementa então um projecto estratégico a longo prazo, destinado à ampliação da fábrica de Castelo Branco e ao desenvolvimento dos seus recursos humanos.
*Iophil – Produtora de Iogurtes S.A. com posição de destaque no mercado nacional, foi a empresa que esteve nas origens da Danone em Portugal, tendo sido fundada em 1979 pela família Gomes Filipe.

1991

Instituto Danone: impulsionando a boa alimentação

Em 1991, foi criado o primeiro Instituto Danone, uma associação independente sem fins lucrativos que apoia pesquisa nutricional, aconselha os profissionais de saúde e ajuda os consumidores a desenvolver melhores hábitos alimentares. Atualmente, existem 19 institutos Danone em todo o mundo que reúnem mais de 250 especialistas.

1994

Nasce uma estrela

Nasce um novo logotipo: uma criança a olhar para uma estrela, um símbolo da união da empresa para com o futuro.

1997

Danone e os valores “HOPE”

Em 1997, a Danone redefine os seus valores em torno da palavra “HOPE” – Humanismo, abertura, proximidade e entusiasmo – começando assim a tornar estes valores parte da sua gestão diária. Estes valores são a base de uma visão corporativa única que projeta a nossa força e identidade em todo o mundo.
O Grupo continua a sua expansão por todo o mundo tendo como base três actividades: produtos lácteos frescos, bebidas e leite, os três sectores mais promissores do grupo numa escala internacional.

2000

Mais do que um campeonato de futebol

O Grupo Danone decide criar o seu primeiro Torneio Internacional de Futebol para crianças entre os 10 e 12 anos: a Danone Nations Cup (DNC). A Danone orgulha-se de ter criado e organizado este campeonato durante os últimos dezoito anos, inspirado milhares de jovens em todo o mundo e dando-lhes oportunidade de conhecer novas culturas e para a grande maioria, a oportunidade de viajar pela primeira vez nas suas vidas. Esta competição é um símbolo da cultura corporativa do Grupo.
É também neste ano que a DANONE Portugal se certifica pela ISO 9001 atestando a qualidade do seu processo de fabrico e dos seus produtos.

2002

A investigação como fonte de crescimento

O centro Internacional de Investigação e Desenvolvimento de Palaiseau, no sul de Paris, transforma-se num potente catalisador da inovação no setor dos produtos lácteos frescos e das águas em todo o mundo. As missões do Centro refletem a filosofia de I&D da Danone: desenvolver produtos seguros, proporcionar saúde e bem-estar através da alimentação e compreender melhor e adaptar-se às diferenças culturais dos nossos consumidores.
Também neste ano a Danone Portugal obtém a certificação ISO 14001 pela sua preocupação com o meio ambiente, respeitando o desenvolvimento sustentável através da adequação dos meios e estratégias de fabrico e procede a novas obras destinadas à ampliação da fábrica, para os 30.000m2.

2006

A saúde é a nossa missão

“Desde o primeiro uso dos fermentos lácticos no começo do século XX por parte de Isaac Carasso, a saúde e bem-estar são objetivos fundamentais em todos os nossos produtos”, afirmou Franck Riboud (antigo CEO e Presidente do Grupo Danone) ao descrever a missão da empresa “proporcionar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível”. Hoje, esta missão guia mais de 100 000 Danoners, motivados pela convicção de que a nutrição pode, e deve contribuir e proporcionar saúde a todos os consumidores, de todas as idades, em todos os países e culturas.

2007

Danone Portugal – Great Place to Work

Em 2007 a DANONE Portugal S.A. vê os seus esforços reconhecidos na área dos recursos humanos, e é considerada a Melhor Empresa para os jovens em Portugal e a Melhor Empresa do setor agroindustrial pelo Great Place to Work (GPTW).
A Fábrica da Danone é auditada pela AIB, American Institute of Baking, a qual mede os índices de segurança e higiene alimentar, tendo a nossa fábrica obtido a classificação de EXCELENTE.

2009

Ajudando o nosso ecossistema

Em 2009, a Danone fez uma contribuição inicial de 100 milhões de euros ao Fundo Danone para o Ecossistema. A sua missão é criar soluções empresariais inovadoras em colaboração com organizações sem fins lucrativos que gerem valor social e económico para os pequenos participantes na economia local e para a Danone. Hoje em dia o Fundo financia 56 projetos em 26 países e 40 unidades de negócio com 42 sócios, centrando-se no desenvolvimento da produção de leite, distribuição de proximidade, redes de reciclagem de embalagens e desenvolvimento socioeconómico.

2013

Manter a saúde do nosso planeta

Para a Danone, uma dieta saudável começa com uma natureza sã. A empresa identificou quatro eixos essenciais em torno dos quais estrutura os seus compromissos para 2020: clima, água, embalagens e agricultura e pecuária. Os seus objetivos de proteção do ambiente centram-se na luta contra as alterações climáticas, a proteção dos recursos hídricos, a transformação dos resíduos em recursos e a promoção da agricultura sustentável.
Ainda neste ano, em Portugal, a Danone associa-se ao grupo americano Schreiber Foods, que transfere a sua operação para a fábrica de Castelo Branco, contemplando a manutenção do fabrico de produtos Danone nesta unidade.

2014

Mudança na direção do grupo

A 2 de Setembro de 2014 e segundo proposta de Franck Riboud, o Conselho de Administração da Danone decide separar as funções de presidente e diretor geral, nomeando Emmanuel Faber a Diretor Geral e Franck Riboud a Presidente do Conselho de Administração.

2015

O Manifesto

Desde o começo, Antoine e Franck Riboud (ambos antigos presidentes do Gupo Danone) insistiram na importância de fortalecer o impacto económico e social de crescimento da Danone. Em 2015, debaixo da liderança de Emmanuel Faber, a Danone divulga o seu “Manifesto”, incentivando os seus mais de 100 000 funcionários a pô-lo em prática. O Manifesto descreve a maneira como a Danone pretende realizar a sua missão de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível.

2017

Danone Portugal, uma das melhores empresas para se trabalhar

A Danone Portugal é reconhecida, como em anos anteriores como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo Top Employers Institute.

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