Política de Privacidade
Política de Privacidade do Programa Danone.pt
Introdução
Cientes da preocupação relativa à forma como os seus dados pessoais são tratados, na Danone reconhecemos a importância de proteger a sua privacidade.
Esta Política de Privacidade propõe-se explicar como é que a Danone Portugal, S.A. (“Danone”) recolhe e gere os seus dados pessoais. A presente Política descreve quais os dados que são recolhidos, como são tratados, porque são necessários e de que forma a sua recolha e tratamento poderá beneficiá-lo ou ser do seu interesse.
Caso tenha alguma dúvida, pretenda algum esclarecimento ou, ainda, se desejar exercer qualquer um dos seus direitos de privacidade, poderá contactar-nos aqui.
Princípios básicos e o nosso compromisso com a privacidade
Na Danone assumimos o compromisso de proteger o seu direito à privacidade. O nosso objetivo é proteger quaisquer dados pessoais em nossa posse, gerir os dados pessoais dos Utilizadores de forma responsável e ser transparentes nas nossas práticas. Desta forma, comprometemo-nos a respeitar os seguintes princípios básicos:
- Não existe qualquer obrigação de o Utilizador partilhar com a Danone quaisquer dados pessoais, ainda que lhe sejam requeridos por nós. Contudo, se escolher não o fazer, poderá não nos ser possível oferecer-lhe alguns produtos e serviços;
- Apenas recolhemos e tratamos os dados pessoais do Utilizador para os fins descritos na presente Política de Privacidade ou para fins específicos que partilhamos antecipadamente e/ou para os quais o Utilizador nos tenha dado o seu consentimento;
- O nosso objetivo é recolher, tratar e usar o menor número de dados pessoais possível;
- Quando recolhemos os dados pessoais do Utilizador, envidamos os nossos melhores esforços para que os manter o mais preciso e atualizados possível;
- Se os dados pessoais que recolhemos deixarem de ser necessários tendo em conta as finalidades que motivaram a sua recolha e tratamento e não formos obrigados por lei a conservá-los, faremos os possíveis para os eliminar ou anonimizar permanentemente;
- Os dados pessoais não serão partilhados, vendidos, alugados ou divulgados, exceto conforme descrito na presente Política de Privacidade.
Que dados pessoais recolhemos?
Geralmente não recolhemos dados pessoais, exceto se se mostrar necessário. Caso o façamos, os dados pessoais que recolhemos variam em função da finalidade da recolha e do produto ou serviço que estamos a oferecer.
Geralmente, podemos recolher os seguintes tipos de dados pessoais diretamente através do Utilizador:
a) Dados pessoais de contacto, tais como o nome, endereço de e-mail, morada e contacto telefónico;
b) Comunicações mantidas connosco, o que pode incluir detalhes das nossas conversas via chat, linhas de apoio e/ou linhas de atendimento ao cliente;
c) Histórico de pesquisas, tais como páginas a que acedeu, data do acesso, localização a partir da qual acedeu à página e endereço IP;
d) Perfis em redes sociais;
e) Se alguma vez o Utilizador se candidatar a um emprego connosco, recolheremos dados pessoais adicionais, tais como o seu histórico profissional, histórico académico e referências de emprego.
Também podemos recolher dados pessoais sobre o Utilizador indiretamente quando:
a) partilha conteúdos em páginas de redes sociais, websites ou aplicações relacionadas com os nossos produtos ou em resposta ao nosso material promocional nas redes sociais; ou
b) lemos ou recolhemos dados pessoais sobre o Utilizador, lendo informações recolhidas por outros websites (por exemplo, podemos colocar um anúncio num site de terceiros, e quando clicar nesse anúncio, poderemos receber informações sobre si e outros visitantes do site de forma a medir o alcance e o sucesso desse anúncio).
Porque recolhemos e usamos os seus dados pessoais?
Recolhemos os seus dados pessoais para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência online e prestar um serviço de máxima qualidade. Em particular, podemos recolher, conservar, usar e partilhar os seus dados pessoais para as seguintes finalidades:
a) Para processar e responder às suas questões ou para o contactar para responder aos seus pedidos;
b) Para desenvolver e melhorar os nossos produtos, serviços, métodos de comunicação e a funcionalidade dos nossos websites;
c) Para gerir as nossas necessidades de negócio em relação à sua participação nos nossos concursos, sorteios ou atividades promocionais ou pedidos;
d) Para autenticar a identidade das pessoas que nos contactam por telefone, meios eletrónicos ou outros;
e) Para fins de formação interna e garantia de qualidade;
f) Para compreender e avaliar os interesses, desejos e necessidades em mudança dos clientes, de forma a melhorar o nosso website, os nossos atuais produtos e serviços e/ou o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
g) Para fornecer produtos e comunicações personalizadas, bem como recomendações de produtos aos clientes.
Podemos também precisar dos seus dados pessoais para cumprir obrigações legais ou no contexto de uma relação contratual que possamos manter consigo.
Quando recolhemos e utilizamos os seus dados pessoais para as finalidades acima mencionadas ou para outros fins, informá-lo-emos antecipadamente ou no momento da recolha.
Se for caso disso, solicitaremos o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais. Sempre que tiver dado o seu consentimento para as atividades de processamento, tem o direito de o retirar a qualquer momento.
Os seus direitos
Quando tratamos os seus dados pessoais, saiba que tem um conjunto de direitos que poderá exercer, quando aplicável. Preparámos um resumo dos aludidos direitos e das suas implicações para o Utilizador. Pode exercer os seus direitos em qualquer altura, enviando um e-mail para lopd.danone@danone.com.
Direito de acesso aos dados pessoais e à sua retificação
Compreendemos a importância deste direito e que o possa querer exercer. Assim, o Utilizador tem direito a aceder, corrigir ou atualizar os seus dados pessoais a qualquer momento.
Direito à portabilidade dos dados
O Utilizador pode ter direito à portabilidade dos seus dados pessoais. Isto significa que os dados podem ser transferidos, copiados ou transmitidos eletronicamente. Não obstante, este direito apenas se aplica quando:
a) O tratamento se basear no consentimento prestado; ou
b) O tratamento ocorra no âmbito da execução de um contrato; e
c) O tratamento ocorra por meios automatizados.
Direito ao apagamento dos seus dados pessoais (“direito a ser esquecido”)
O Utilizador poderá ter direito a solicitar que os seus dados sejam eliminados, nos casos em que:
a) Os dados pessoais já não forem necessários tendo em conta as finalidades que motivaram a sua recolha ou tratamento; ou
b) O Utilizador retirar o consentimento previamente prestado para tratamento dos seus dados pessoais, e inexista qualquer fundamento de licitude para o tratamento dos mesmos; ou,
c) O Utilizador se opuser ao tratamento dos seus dados pessoais para finalidades de marketing directo; ou,
d) O Utilizador se opuser ao tratamento dos seus dados pessoais para interesses legítimos da Danone (como por exemplo para melhoria geral da experiência do Utilizador nas nossas páginas Web); ou
e) Os dados pessoais não estejam a ser tratados de acordo com as disposições legais aplicáveis; ou,
f) Os dados pessoais devam ser eliminados de forma a cumprir com alguma disposição legal.
Se os dados pessoais que a Danone recolheu não forem necessários para qualquer finalidade ou não exista nenhuma disposição legal que obrigue à sua conservação, faremos os possíveis para os eliminar ou anonimizar permanentemente.
Direito à limitação do tratamento
O Utilizador poderá ter direito a limitar o tratamento dos seus dados pessoais se:
1) Considerar que os dados pessoais recolhidos não são exatos; ou
2) Os dados pessoais não estejam a ser tratados de acordo com as disposições legais aplicáveis, mas em vez de eliminar os dados, prefira optar por limitar a sua utilização; ou
3) Já não for necessário conservar os dados pessoais tendo em conta a finalidade para os quais foram recolhidos, mas o Utilizador solicita os dados para começar, exercer ou defender-se no âmbito de um processo legal; ou
4) O Utilizador se tenha oposto ao tratamento dos seus dados pessoais e se encontre a aguardar pela análise sobre se os seus motivos legítimos prevalecem sobre os interesses que legitimaram o tratamento dos seus dados.
Direito de Oposição
O Utilizador poderá ter o direito de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais a qualquer momento.
Direito a apresentar uma reclamação perante a autoridade competente
O Utilizador poderá, a qualquer momento, apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Protecção de Dados, sobre a forma como a Danone trata os seus dados pessoais.
Como conservamos os seus dados pessoais
Os dados pessoais serão processados enquanto o seu pedido se mantiver em análise, bem como por um período máximo de 5 anos, dependendo da criticidade da consulta ou reclamação, a fim de garantir o controlo histórico das consultas e para que possamos manter a rastreabilidade e realizar estatísticas gerais anónimas, bem como para o cumprimento das nossas obrigações legais.
No termo do período supra referido, podemos manter as informações relacionadas com a sua consulta para fins estatísticos, mas de forma completamente anónima e sem ligação ao Utilizador.
Na eventualidade de optar por exercer quaisquer um dos direitos que lhe assiste, manteremos os dados devidamente bloqueados durante o período de tempo necessário para cumprir as nossas obrigações legais.
Como protegemos os seus dados pessoais
Na Danone estamos cientes que a segurança dos seus dados pessoais é importante. Envidamos os nossos melhores esforços para proteger os seus dados pessoais de qualquer uso ou acesso não autorizado, ingerência, perda, modificação ou divulgação. Implementámos um conjunto de medidas de segurança para ajudar o Utilizador a proteger os seus dados pessoais. Estas medidas passam, por exemplo, pela implementação de controlos de acesso, utilização de firewalls e servidores seguros, e encriptação da informação.
Partilha dos seus dados pessoais
Quando partilhamos os seus dados pessoais com sociedades do Grupo ou outras entidades, asseguramo-nos de que só o fazemos com entidades que salvaguardem e protejam os seus dados pessoais e que cumpram com as normas de privacidade aplicáveis de forma similar ou igual à da Danone.
Os seus dados pessoais não serão partilhados, vendidos, alugados ou divulgados para além do descrito na presente Política de Privacidade. No entanto, podemos partilhar os seus dados quando exigido por lei e/ou por autoridades governamentais.
Podemos ter de comunicar os seus dados pessoais a fornecedores que, em nosso nome, nos prestem um serviço, pelo que nunca tratarão os seus dados para as suas próprias finalidades. Exemplos desses fornecedores são todos aqueles que nos ajudam com a manutenção das plataformas técnicas Danone, com o envio da newsletter, com a análise de dados estatísticos, entre outros serviços.
Partilha internacional de dados
Os dados pessoais podem ser tratados fora do Espaço Económico Europeu (EEE). Quando os dados forem tratados fora do EEE, a Danone assegurará que este tratamento transfronteiriço de dados se encontra protegido por salvaguardas adequadas, de acordo com as orientações e recomendações das autoridades competentes.
Decisões individuais automatizadas e definição de perfis
Para alguns serviços e produtos, podemos tratar os dados pessoais do Utilizador através de meios automatizados. Essencialmente, tal significa que determinadas decisões são tomadas de forma automática sem qualquer intervenção humana.
Os dados pessoais do Utilizador também podem ser tratados para definir perfis tendo em vista a antecipação do comportamento do Utilizador na nossa página Web ou em relação a produtos que possam ser do interesse do Utilizador (por exemplo, de acordo com as suas preferências, o envio de comunicações com informação relativa a produtos que podem ser do seu interesse).
Se pretendemos utilizar tais métodos de tratamento de dados iremos, naturalmente, informá-lo e dar-lhe-emos a oportunidade de se opor antecipadamente. Entre em contato connosco através da nossa página de contacto para mais informações sobre este tratamento.
Cookies e outras tecnologias
Também podemos recolher dados pessoais sobre o Utilizador através da utilização de cookies e outras tecnologias. Isto pode ocorrer quando o Utilizador visita os nossos sites ou sites de terceiros, vê as nossas promoções online ou utiliza as nossas aplicações móveis, ou de terceiros, e pode incluir as seguintes informações:
a) Informações sobre o navegador e sistema operativo do dispositivo;
b) O endereço IP do dispositivo que está a utilizar;
c) As nossas páginas web que o Utilizador visualiza;
d) Links em que clica enquanto interage com os nossos serviços.
Consulte a nossa Política de Cookies para mais informações.
Como contactar-nos
Se tiver alguma dúvida, necessitar de algum esclarecimento, sugestões ou tiver alguma reclamação relativamente a esta Política de Privacidade ou sobre o tratamento dos seus dados pessoais, contacte-nos, por favor, através da nossa página de contacto.