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Práticas Empresariais Responsáveis

Práticas Empresariais Responsáveis

Comunicação e Marketing responsável

Como empresa alimentar acreditamos que desempenhamos um papel fundamental na conquista por um impacto positivo na saúde pública e nas questões nutricionais, através dos nossos produtos. Ao comunicar os nossos produtos e serviços, acreditamos que podemos ajudar a educar e sensibilizar todos os consumidores, que confiam em nós diariamente, para a importância de uma dieta e estilo de vida saudáveis.

É por isso que na Danone estamos empenhados em adotar uma publicidade responsável de acordo com o Código de Comunicação de Marketing Responsável de Alimentos e Bebidas da Câmara Internacional de Comércio e a legislação nacional.

O nosso compromisso de marketing responsável engloba todas as comunicações que fazemos da Danone, especialmente em todos os materiais para comunicar e promover as nossas marcas ou produtos aos consumidores. Para todos eles, estamos empenhados em garantir que sejam legais, honestos e verdadeiros, utilizando apenas alegações que tenham uma base científica sólida por detrás delas:

  • Fornecemos dados nutricionais comprovados que podem permitir aos consumidores e profissionais tomar decisões informadas.
  • Damos especial ênfase à informação prática e fácil de usar para ajudar os consumidores a desenvolverem dietas saudáveis para si próprios e para as suas famílias.
  • Asseguramos que toda a informação sobre os benefícios dos nossos produtos é fiável e numa língua que os consumidores possam compreender.

Além disso, trabalhamos com organismos como a Federação Mundial de Anunciantes e a Câmara de Comércio Internacional (ICC) para apoiar o desenvolvimento de princípios gerais nesta área e a sua integração em códigos regulamentares de publicidade e marketing em todo o mundo.

Os nossos princípios globais

Na Danone estamos empenhados em promover produtos saudáveis, acima de tudo, através do investimento em marketing. Uma elevada percentagem das nossas vendas provém de categorias de produtos saudáveis e, graças ao nosso empenho na nutrição, esperamos que os recursos financeiros que dedicamos à comunicação destes produtos e alternativas saudáveis aumentem globalmente nos próximos anos.

Além disso, devido aos nossos compromissos nutricionais, esperamos que as nossas apostas de marketing em produtos mais saudáveis e alternativas aumentem globalmente nos próximos anos.

Comunicação para crianças

A investigação demonstrou que as comunicações de marketing a crianças menores de 12 anos podem influenciar as suas decisões de compra e hábitos alimentares a curto prazo.

Desde então, a Danone, como membro fundador do compromisso da UE (2007) e signatária da política global da International Food and Beverage Alliance (IFBA) sobre Comunicações de Marketing Responsável para Crianças, tem restringido as comunicações a crianças com menos de 12 anos de idade, de modo a que só recebam informações sobre os nossos produtos que estejam em conformidade com:

  • Disposições legais, diretrizes nacionais ou normas comuns de nutrição industrial amplamente aceites, estabelecidas a nível regional ou local.
  • Critérios nutricionais comuns do Compromisso da UE, na ausência de tais normas.

No que diz respeito à comercialização para crianças:

  • Não divulgar mensagens enganosas
  • Não enfraquecer a influência dos pais
  • Nenhuma sugestão de tempo / senso de urgência ou pressão para minimizar os preços
  • Nenhuma exploração da imaginação ou inexperiência de uma criança
  • Não encorajar hábitos alimentares insalubres
  • Não esbater as fronteiras entre marketing e branding

Comunicação sobre substitutos do leite materno

Na Danone, apoiamos as recomendações de saúde pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) que advogam o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida e a continuação da amamentação durante até dois anos depois, combinado com a introdução segura de alimentos complementares apropriados.

Publicámos um documento de posição sobre saúde e nutrição para os primeiros 1000 dias, baseado em duas convicções principais: que a amamentação deve ser protegida e promovida; e que a melhor nutrição para mães, bebés e crianças pequenas deve ser assegurada.

Além disso, apoiamos os objetivos e princípios do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno da OMS e temos uma política global rigorosa que rege as nossas ações para não promover produtos ou fórmulas infantis para crianças dos 0-6 meses, em qualquer parte do mundo, mesmo que as leis locais o permitam.

Uso responsável de afirmações nutricionais

Desde 2002, na Danone adotámos uma diretiva corporativa interna, aplicável a todas as nossas áreas de negócio, especialmente concebida para garantir a consistência, credibilidade e precisão científica das mensagens de saúde e nutrição transmitidas através de qualquer comunicação.

Por conseguinte, todas as nossas comunicações comerciais que incluam propriedades sanitárias ou nutricionais dos nossos produtos que sejam dirigidas a consumidores, clientes ou profissionais de saúde, incluindo campanhas publicitárias e promocionais em que uma marca Danone seja nomeada ou implícita, são validadas internamente de acordo com esta diretiva.

As comunicações obedecem a quadros regulamentares, práticas locais e códigos de boas práticas e de ética. As comunicações são consistentes com a imagem da marca em questão e com os compromissos nutricionais da Danone. As alegações nutricionais ou de saúde são apoiadas por provas científicas. Para assegurar a consistência e a solidez de todas as comunicações da Danone aos consumidores e profissionais de saúde, são estabelecidas e implementadas diretrizes de comunicação em conformidade com o quadro regulamentar local.

Proporcionar informação nutricional aos consumidores

Desde 2007 que na Danone nos comprometemos voluntariamente a fornecer informação nutricional extensa aos consumidores, tal como o quadro nutricional detalhado no verso de cada produto, informação nutricional resumida na frente de cada embalagem, e um contacto para o consumidor obter informação nutricional e sobre o produto (website, call center...)

Portanto, para todos os nossos produtos destinados à população em geral, em áreas geográficas onde não entre em conflito com os regulamentos locais de rotulagem, na Danone estamos empenhados em indicar nas nossas embalagens:

  • Os níveis recomendados de ingestão de nutrientes a consumir diariamente para uma dieta saudável.
  • O tamanho da porção em embalagens com várias porções para indicar o número de porções ou porções nelas contidas.
  • Informação nutricional detalhada no verso da embalagem, incluindo energia, gordura (da qual saturada), hidratos de carbono (dos quais açúcares), fibras, proteínas e sal; de 3 formas diferentes (por 100g / 100ml; por por porção; por% das doses de referência por porção).
  • O valor energético e respetiva percentagem que representa tendo por base referência energética diária para um adulto médio ou a classificação Nutriscore do produto.

De acordo com o nosso compromisso para com a transparência do consumidor, estamos progressivamente a implementar a rotulagem Nutri-Score nos nossos produtos lácteos e vegetais, bem como nas nossas águas.

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