Pesquisas frequentes

Rabanadas

Rabanadas

Uma receita tradicional que não perde protagonismo e que, embora seja associada à época natalícia em Portugal, se apresenta como uma variação das típicas rabanadas muito usuais na Semana Santa em alguns países, como é o caso de Espanha. Necessita de poucos ingredientes, é fácil de fazer e conquista todos os paladares. Desfrute destas rabanadas à sobremesa ou a meio da tarde para acompanhar.

Mais de 1h

Ingredientes




Leite 1 decilitro
Farinha 150 gramas
Açúcar 150 gramas
Ovos batidos 2 unidades
Azeite q.b.
Canela em pó 2 colheres de chá
Casca de um limão 1 unidade

Preparação

Aqueça 8 dl de leite com a casca de limão (também pode optar por casca de laranja). Assim que o leite estiver quente, quase a ferver, retire a casca de limão e acrescente o açúcar; volte a pôr o tacho ao lume e mexa até o açúcar ficar totalmente dissolvido.

Misture o resto do leite, frio, com a farinha previamente peneirada.

Deite este preparado no tacho com o leite quente e mexa bem com uma colher de pau até engrossar (deve descolar do tacho).

Transfira a massa obtida para um recipiente grande – deve ficar aproximadamente com um dedo de espessura. Assim que estiver fria, desenforme-a e corte-a aos quadrados.

De seguida deite a farinha num prato e os ovos batidos noutro. Aqueça o óleo numa frigideira. Passe os quadrados de massa primeiro pela farinha e, a seguir, pelos ovos batidos. Frite-os em óleo abundante até ficarem dourados. Retire-os com uma escumadeira e escorra-os sobre papel absorvente.

Polvilhe com açúcar misturado com canela.

Dica

Também pode confecionar esta receita substituindo a farinha por maizena.

Estas rabanadas ficam deliciosas acompanhadas com um creme, por exemplo, de café.

Veja também