Pesquisas frequentes

Missão Danone

Missão Danone

O NUTRI-SCORE já chegou à Danone!

26 setembro, 2020

Perante a necessidade de melhor informar os nossos consumidores sobre as escolhas alimentares que fazem e a importância de incentivá-los, tanto quanto possível, a escolherem opções mais saudáveis, a Danone apoia o esquema nutricional Nutri-Score.

O que é o Nutri-Score?

Trata-se de um esquema nutricional que se traduz num selo colocado na embalagem do produto, que permite ter uma rápida, fácil e adequada noção da qualidade nutricional do alimento.

Como ler o Nutri-Score?

O rótulo Nutri-Score consiste numa escala de cores (de verde ao vermelho) e letras (de A a E). Quanto mais à esquerda da escala estiver a classificação do produto, mais interessante ele é, de um ponto de vista nutricional.

A Danone defende o Nutri-Score porque, em comparação com outros esquemas nutricionais, o Nutri-Score:

  • Tem em conta as qualidades (proteínas, fibras, quantidades de fruta/vegetais) e pontos fracos (energia, gordura saturada, açúcar, sal) dos alimentos.
  • Classifica os alimentos por 100g e não por porção (estabelecendo assim uma base comparativa justa entre alimentos);
  • Está assente em sólida base e evidência científica;
  • É um esquema de muito fácil compreensão por parte dos consumidores.

E é por isso que já começámos a implementar o Nutri-Score, em breve teremos este esquema nutricional nas embalagens de todos os nossos produtos!

1 - Qual a diferença entre as cores/letras?

O Nutri-score é um esquema nutricional que permite dar ao consumidor uma rápida e fidedigna noção da qualidade nutricional do alimento que está prestes a adquirir e consumir. O Nutri-score tem a forma de uma escala, com as letras (de A a E) e cores (de verde a vermelho). Quanto mais à esquerda da escala se classificar um alimento, mais interessante esse alimento é, de um ponto de vista nutricional. O cálculo da classificação Nutri-score é feito tendo por base os aspetos nutricionais positivos (teor em fibras, proteínas, fruta, legumes e frutos secos) e negativos (ácidos gordos saturados, açúcares, sal e calorias) do alimento. Desta ponderação entre o que o alimento tem de “bom” e “mau” resulta a atribuição de uma determinada cor e letra da escala. Assim, alimentos A/verdes serão alimentos onde se verifica uma predominância de aspetos nutricionais positivos em relação aos aspetos nutricionais negativos. Da mesma forma, uma alimento E/vermelho é um alimento com grande prevalência de aspetos nutricionais negativos (excesso de açúcar, gordura saturada, sal e/ou energia) em detrimento de aspetos positivos. Todos os alimentos têm o seu lugar na dieta do consumidor mas alimentos mais à esquerda da escala deverão ser preferidos e consumidos com maior frequência face a alimentos mais à direita da escala, que deverão, por sua vez, ser consumidor de forma mais ocasional e com maior moderação.

2 - Se um alimento é vermelho, nunca devo consumi-lo?

Não. Todos os alimentos têm o seu lugar na dieta; o importante é que uma alimentação seja equilibrada e variada e que seja acompanhada por um estilo de vida saudável. O Nutri-score pretende dar aos consumidores uma noção da qualidade nutricional dos alimentos e não ditar o que “se pode” e “não se pode” consumir. Deste modo, alimentos mais à esquerda da escala (cor verde e letras A e B) deverão ser preferidos e consumidos com maior frequência que alimentos mais à direita da escala (cores laranja e vermelha e letras C, D e E), que deverão ser consumidos de forma mais ocasional e com maior moderação.

3 - Só devo consumir alimentos A/verde?

Não. Todos os alimentos têm o seu lugar numa dieta saudável e que seja variada e equilibrada. O Nutri-score pretende dar aos consumidores uma noção da qualidade nutricional dos alimentos e não ditar o que “se pode” e “não se pode” consumir. Assim, alimentos mais à esquerda da escala (cor verde e letras A e B) deverão ser preferidos e consumidos com maior frequência, enquanto que os alimentos mais à direita da escala (cores laranja e vermelha e letras C, D e E), deverão ser consumidos de forma mais ocasional e com maior moderação.

4 - Se um alimento é Nutri-score A/verde, significa que o devo consumir mais que outro alimento com uma classificação diferente?

O Nutri-score tem como objetivo dar ao consumidor uma rápida e fidedigna noção da qualidade nutricional do alimento que está prestes a adquirir e consumir e permite, particularmente entre alimentos de uma mesma categoria, dar ao consumidor uma ideia daqueles que deve preferir e consumir com maior regularidade. Assim, dentro da categoria de iogurtes e leites fermentados, por exemplo, o consumidor deverá preferir e consumir com maior regularidade os alimentos com classificação mais à esquerda da escala. Ou seja, de entre dois iogurtes, um com classificação B e outro com classificação C, por exemplo, o consumidor deverá dar preferência ao B. Naturalmente que o iogurte com classificação C também poderá ser consumido, ainda que seja conveniente que o seja de forma menos frequente e mais ocasional.

5 - Tenho procurado o Nutri-score mas não o encontro na maioria dos alimentos que compro, porquê? Não é obrigatório?

O Nutri-score é um esquema nutricional adotado voluntariamente por diferentes fabricantes de alimentos não sendo neste momento um elemento de implementação obrigatória nas embalagens dos produtos. Existem atualmente diversas empresas que reconhecem o valor informativo do Nutri-score e que já anunciaram publicamente a sua adesão a este esquema nutricional. Começamos assim a ver no mercado diversos alimentos, de diferentes categorias, que já têm a classificação Nutri-score nas suas embalagens.

6 - Para além do Nutri-score, devo continuar a ler o resto da informação constante no rótulo do alimento?

Sim. O Nutri-score dá uma noção rápida da qualidade nutricional do alimento mas não substitui a restante informação constante no rótulo do alimento. Assim, é aconselhável que o consumidor continue a ler o rótulo atentamente, nomeadamente a lista de ingredientes e informação nutricional do alimento que irá consumir.

7 - O Nutri-score é mais importante que a tabela nutricional?

Não. O Nutri-score não substitui a informação nutricional constante na embalagem dos alimentos, informação essa que providencia o detalhe nutricional do produto ao consumidor. O Nutri-score é um esquema nutricional simples que tem como objetivo dar, de forma fácil, uma noção rápida e fidedigna da qualidade nutricional geral do alimento, para além de estabelecer uma base comparativa simples entre o perfil nutricional de alimentos de uma mesma categoria. A classificação Nutri-score não substitui, no entanto, o detalhe nutricional dado pela declaração nutricional do produto (algo que continua a estar presente na embalagem do alimento e que deve ser cuidadosamente consultada pelo consumidor, sempre que necessário).

8 - Tenho uma condição de saúde que prevê necessidades alimentares específicas. O Nutri-score ajuda-me a fazer escolhas no meu caso?

O Nutri-score não foi desenhado tendo por base restrições alimentares específicas, como intolerâncias ou alergias alimentares, nem dietas específicas adequadas para consumidores com patologias que requeiram aportes nutricionais distintos daqueles aplicáveis à generalidade da população. Se tem necessidades nutricionais específicas ou um quadro clínico que requeira cuidados adicionais, é recomendável que consulte o seu médico que será quem melhor o poderá aconselhar sobre as escolhas alimentares a fazer.

9 - Há mais esquemas nutricionais para além do Nutri-score? O Nutri-score é melhor que os outros?

Sim, existem outros esquemas nutricionais para além do Nutri-score. Acreditamos, no entanto, que o Nutri-score é atualmente o esquema nutricional mais interessante e o que melhor informa os consumidores, porque:
i. Tem em conta tanto as qualidades (proteínas, fibras, quantidades de fruta e vegetais), como os pontos fracos (energia, gordura saturada, açúcar e sal) dos alimentos;
ii. Classifica os alimentos por 100g e não por porção (estabelecendo assim uma base comparativa justa entre alimentos, nomeadamente entre alimentos de uma mesma categoria);
iii. Está assente em sólida base e evidência científica sendo de longe o esquema nutricional mais estudado a nível académico;
iv. Ao contrário de outros, é um esquema de muito fácil compreensão por parte dos consumidores.

10 – Não encontro o Nutri-score em todos os produtos Danone. Não o têm em todas as marcas e produtos?

Na Danone já iniciámos a implementação do Nutri-score nos nossos produtos e temos como objetivo ter este esquema nutricional plenamente implementado em toda a nossa oferta até final de 2021. De forma a minimizar ao máximo o desperdício de embalagens, estamos a fazer esta implementação de forma progressiva e faseada pelo será espectável que alguns produtos Danone ainda não tenham o Nutri-score presente na embalagem.



Programa Danone

Some pontos e consiga
descontos, ofertas e muito mais!

Descubra como funciona