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Dificuldade
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Para alcançar um bom equilíbrio na alimentação das crianças, fundamentalmente no consumo de proteínas, hidratos de carbono e gorduras, devemos começar por inculcar bons hábitos saudáveis nos nossos filhos. Os especialistas recomendam que tenhamos em atenção a pirâmide alimentar e, em particular, as quantidades, porções e refeições recomendadas para os mais pequenos. Além disso, ao incutirmos-lhes hábitos alimentares adequados estaremos a ajudar a prevenir possíveis doenças futuras associadas à alimentação, como a diabetes ou a obesidade.

Em seguida, sugerimos-lhe alguns dos menus mais saudáveis, juntamente com recomendações para as suas refeições.

Hábitos fundamentais na alimentação das crianças

Tomar um pequeno-almoço variado e saudável

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Deve incluir cereais, leite e frutas. Por exemplo, uma boa opção é um copo de leite com cacau, uma torrada com azeite ou doce, queijo fresco ou fiambre de peru e uma peça de fruta média. Ou também pode optar por um iogurte, frutos secos, como nozes, amêndoas ou amendoins, e um pouco de fiambre de peru.

As frutas e os legumes são essenciais

Recomenda-se que consumam cerca de 5 porções de frutas e legumes por dia.

Controlar as proteínas

 É aconselhável que consumam carne, peixe ou ovos duas a três vezes por semana, e se forem incluídos numa refeição deve procurar não repetir esses alimentos no mesmo dia.

Cereais, imprescindíveis na sua alimentação

Devem comê-los assiduamente já que contêm hidratos de carbono e fibra, dois nutrientes que fornecem energia e se encontram no pão, no arroz ou na massa.

Para que as crianças aprendam a comer bem, recomenda-se incutir-lhes desde pequenas uma série de orientações que devem cumprir à hora de comer, no entanto, estas não devem tornar-se numa imposição, mas sim em algo agradável e divertido para elas, já que só estaríamos a conseguir um efeito contrário ao desejado, ou seja, ensinarmos os nossos filhos a comer de forma sã e saudável. As recomendações mais importantes para manter uma dieta saudável nas crianças são:

Fixar horários

É muito importante, pois permitirá que tenham uma rotina. Finalmente, vamos acostumá-los a que o seu corpo identifique quando chega a hora de comer e, acima de tudo, a evitar que petisquem entre as refeições.

Não usar a comida como recompensa

As crianças devem estar conscientes de que a comida é boa para o seu desenvolvimento e não devemos premiá-las por comerem tudo o que têm no prato nem nos zangar se não comerem tudo.

Tarefas por cumprir

É bom convidá-los a que participem em todo o processo que as refeições implicam. Desde ajudar na preparação das mesmas até pôr a mesa ou levantar o prato.

Comer à mesa

As crianças devem ter a noção clara de que o almoço, o jantar ou o lanche são alguns dos momentos mais importantes do dia e, portanto, devem sentar-se sempre à mesa para comer. Também é bom que, de acordo com a idade, adapte o seu prato, copo e talheres. Existem alguns de silicone ou plástico que serão mais cómodos para que comecem a comer sozinhas.

Aprendizagem

É muito importante que a educação dos pais seja complementada com atividades recreativas, tais como vídeos ou jogos educativos que ensinem as crianças a comer bem.

Ensinar-lhes boas maneiras

É hora de ensinar-lhes como se comportar à mesa. Lavar as mãos, comer devagar, não brincar com a comida, permanecer sentado até acabar de comer...

Dê cor às refeições!

Preparar a comida com uma apresentação atraente para as crianças pode ser uma grande ajuda para incentivá-las a acabar o prato. A cor é sempre uma boa escolha, pois os olhos também comem.

Incentivar a conversa à mesa

É muito importante conversar com as crianças à mesa. Pode ser uma das atividades mais importantes do dia de uma família, já que é o momento de partilhar as experiências, contando o que aconteceu no trabalho, o que aprenderam os miúdos na escola...

Vamos às compras!

Como dissemos anteriormente é muito importante para as crianças que participem em todo o processo que as refeições envolvem, e, claro, isso inclui as compras no supermercado. É hora de ensiná-las como são os produtos antes de os cozinhar, que sejam elas próprias a escolher que frutas vão comer ou o almoço ou jantar favorito para esse dia.

Como se faz?

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Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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Mónica naranjo

Los síntomas aparecen frecuentemente después de la ingesta de productos que contienen lactosa.

Responder

Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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