Pesquisas frequentes

Filhos

Filhos

Conselhos para pais com filhos rebeldes

01 June, 2016

Ficam muito nervosos quando os vossos filhos fazem exatamente o contrário do que lhes dizem? Não se preocupem, todas as crianças passam por uma fase de revolta ou desobediência. A disciplina aplicada com carinho e a constância acabam sempre por ter sucesso nestas situações.

Ser pai ou mãe não é nada fácil e se ainda por cima falamos de filhos rebeldes, necessitará uma dose dupla de sacrifício e paciência. O truque principal está em investir tempo e energia, se fizer isso conseguirá trazê-los de volta ao bom caminho sem qualquer problema. A primeira coisa a fazer para corrigir este comportamento é analisar por que razão os seus filhos se estão a comportar assim.

O que faz com que os nossos filhos se tornem rebeldes?

  • Excesso de disciplina: Pais muito rígidos ou controladores podem fazer com que a criança se torne rebelde. Os pais permissivos, não autoritários, também podem ser exigentes. O abuso de disciplina pode causar inseguranças, medos ou até mesmo ansiedade. Os extremos são sempre maus.
  • Stress: Assistir diariamente a conflitos ou brigas entre os pais pode gerar rejeição na criança.
  • Identificação com o comportamento de um dos pais: Se algum de vocês agir frequentemente de forma impulsiva, gritar ou não sabe ouvir, a criança vai fazer exatamente o mesmo. É importante que ambos formem uma equipa, esqueça a história do “polícia mau e polícia bom”, tentem incutir os mesmos valores e ponham-se de acordo quanto aos mesmos assuntos.
  • Ausência dos pais: Se têm que trabalhar muitas horas e não passam tempo suficiente com eles, talvez estejam aborrecidos e manifestem o seu descontentamento sendo rebeldes.

O que se deve fazer para evitar a rebeldia?

  • Ofereça-lhe apoio incondicional: As terapias mais eficazes para emendar o comportamento de uma criança rebelde afirmam que deve apoiá-la muito. A criança deve sentir que é amada incondicionalmente e que a disciplina é uma forma de amá-la.
  • Não se enerve: Deve tentar controlar a exasperação ao máximo, falar num tom firme e dizer-lhe que o seu comportamento é inaceitável. Não é preciso levantar a voz para falar: se você não o faz, os seus filhos também não o farão.
  • Defina padrões em casa e seja firme nas suas decisões: Devem ser regras razoáveis e claras. Se os seus filhos necessitam que lhes explique o porquê de cada uma, faça-o. Um bom truque é colocar-se à altura da criança e explicar-lhe quais os benefícios de tais regras.
    Se os seus filhos as quebrarem, deve dizer-lhes que não estão a agir bem. É primordial que as crianças cumpram sempre os castigos que lhes são aplicados já que se não o fizerem estará a reforçar o comportamento que tentava corrigir, além de perder credibilidade.
  • Ouça os seus filhos e tente criar empatia com eles: Na maioria dos casos, os filhos são rebeldes porque se sentem incompreendidos. O diálogo é sempre a melhor solução, devemos conversar com eles e fazê-los entender que não só somos os seus pais, mas também seus amigos e que podem confiar em nós para tudo. Procure compreendê-los e arme-se de paciência quando for necessário.
  • Nunca ria das suas travessuras: Às vezes tendemos a cair no erro de achar divertidas as palhaçadas que fazem, especialmente quando se trata dos mais pequenos, mas devemos evitar rir-nos à sua frente, pois se o fizermos pensarão que têm a nossa aprovação e tornarão a fazê-las. Quando disser “não”, faça-o com uma cara séria. Os sinais não verbais são essenciais para mostrar firmeza e atitude.
  • Conceda-lhes independência: Deixe-os tomar pequenas decisões e aprender a enganar-se sozinhos. Pode sempre aconselhá-los e orientá-los, mas faça-os pensar que foi ideia deles ou a sua escolha pessoal.
  • Recompense os bons comportamentos: Isso não significa que lhes dê um presente quando eles se portem bem, falamos de recompensá-los com palavras ou gestos.

    Lembre-se sempre dos pontos que acabamos de assinalar e verá como os comportamentos conflituosos se irão suavizando consideravelmente. 


Este artigo tem mais de 9 meses e por isso os produtos mencionados podem não estar disponíveis!

Aceda a Produtos para conhecer toda a oferta atual da Danone.

Veja também