{{articleDetail.tags[0]}}

{{articleDetail.title}}

Dificuldade
Dificuldade
{{articleDetail.image[0].alt}} {{articleDetail.image[0].alt}}
{{image.alt}} {{image.alt}}

Ingredientes

  • {{ingredient.ingredient}} {{ingredient.quantity}} {{ingredient.unit}}

TEMAS
{{freetag}}

{{articleCapitalLetter()}}

TEMAS
{{freetag}}

Ingredientes

  • {{ingredient.ingredient}} {{ingredient.quantity}} {{ingredient.unit}}

Ficam muito nervosos quando os vossos filhos fazem exatamente o contrário do que lhes dizem? Não se preocupem, todas as crianças passam por uma fase de revolta ou desobediência. A disciplina aplicada com carinho e a constância acabam sempre por ter sucesso nestas situações.

Ser pai ou mãe não é nada fácil e se ainda por cima falamos de filhos rebeldes, necessitará uma dose dupla de sacrifício e paciência. O truque principal está em investir tempo e energia, se fizer isso conseguirá trazê-los de volta ao bom caminho sem qualquer problema. A primeira coisa a fazer para corrigir este comportamento é analisar por que razão os seus filhos se estão a comportar assim.

O que faz com que os nossos filhos se tornem rebeldes?

Excesso de disciplina

Pais muito rígidos ou controladores podem fazer com que a criança se torne rebelde. Os pais permissivos, não autoritários, também podem ser exigentes. O abuso de disciplina pode causar inseguranças, medos ou até mesmo ansiedade. Os extremos são sempre maus.

Stress

Assistir diariamente a conflitos ou brigas entre os pais pode gerar rejeição na criança.

Identificação com o comportamento de um dos pais

Se algum de vocês agir frequentemente de forma impulsiva, gritar ou não sabe ouvir, a criança vai fazer exatamente o mesmo. É importante que ambos formem uma equipa, esqueça a história do “polícia mau e polícia bom”, tentem incutir os mesmos valores e ponham-se de acordo quanto aos mesmos assuntos.

Ausência dos pais

Se têm que trabalhar muitas horas e não passam tempo suficiente com eles, talvez estejam aborrecidos e manifestem o seu descontentamento sendo rebeldes.

 
O que se deve fazer para evitar a rebeldia?

Ofereça-lhe apoio incondicional

As terapias mais eficazes para emendar o comportamento de uma criança rebelde afirmam que deve apoiá-la muito. A criança deve sentir que é amada incondicionalmente e que a disciplina é uma forma de amá-la.

Não se enerve

Deve tentar controlar a exasperação ao máximo, falar num tom firme e dizer-lhe que o seu comportamento é inaceitável. Não é preciso levantar a voz para falar: se você não o faz, os seus filhos também não o farão.

Defina padrões em casa e seja firme nas suas decisões

Devem ser regras razoáveis e claras. Se os seus filhos necessitam que lhes explique o porquê de cada uma, faça-o. Um bom truque é colocar-se à altura da criança e explicar-lhe quais os benefícios de tais regras.

Se os seus filhos as quebrarem, deve dizer-lhes que não estão a agir bem. É primordial que as crianças cumpram sempre os castigos que lhes são aplicados já que se não o fizerem estará a reforçar o comportamento que tentava corrigir, além de perder credibilidade.

Ouça os seus filhos e tente criar empatia com eles

Na maioria dos casos, os filhos são rebeldes porque se sentem incompreendidos. O diálogo é sempre a melhor solução, devemos conversar com eles e fazê-los entender que não só somos os seus pais, mas também seus amigos e que podem confiar em nós para tudo. Procure compreendê-los e arme-se de paciência quando for necessário.

Nunca ria das suas travessuras

Às vezes tendemos a cair no erro de achar divertidas as palhaçadas que fazem, especialmente quando se trata dos mais pequenos, mas devemos evitar rir-nos à sua frente, pois se o fizermos pensarão que têm a nossa aprovação e tornarão a fazê-las. Quando disser “não”, faça-o com uma cara séria. Os sinais não verbais são essenciais para mostrar firmeza e atitude.

Conceda-lhes independência

Deixe-os tomar pequenas decisões e aprender a enganar-se sozinhos. Pode sempre aconselhá-los e orientá-los, mas faça-os pensar que foi ideia deles ou a sua escolha pessoal.

Recompense os bons comportamentos

Isso não significa que lhes dê um presente quando eles se portem bem, falamos de recompensá-los com palavras ou gestos.

 

Lembre-se sempre dos pontos que acabamos de assinalar e verá como os comportamentos conflituosos se irão suavizando consideravelmente. 

Como se faz?

TEMAS
{{freetag}}

Quer publicar algum comentário? Registe-se o Iniciar sessão

Publicar

Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

Responder

Mónica naranjo

Los síntomas aparecen frecuentemente después de la ingesta de productos que contienen lactosa.

Responder

Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

Responder
Danone utiliza cookies proprias e de terceiros para melhorar a sua experiencia de navegação, realizar tarefas de analítica e mostrar conteúdos de acordo com os seus interesses. Se continua connosco é porque aceitou a nossa política de cookies.