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Dificuldade
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   Sabemos que os hábitos podem fazer ou quebrar um estilo de vida saudável. Sejam os maus hábitos com vários obstáculos ou os bons hábitos a que nos demoramos a acostumar. De uma alimentação mais saudável a um bem-estar durante todo o ano, inicie os hábitos saudáveis um dia de cada vez com o nosso programa de 5 passos para o bem-estar.

 

Dia 1 para um dia a dia mais saudável: em movimento!

Porque? Porque quando está em movimento está a exercitar-se. Todos sentimos os efeitos positivos depois de fazermos algum tipo de exercício, principalmente se for ao ar livre: os níveis de stress baixam e sentimo-nos revigorados por estar ao ar livre, fazer exercícios e cuidar do nosso corpo.1 Tudo aliado ao prazer de passar tempo de qualidade com a nossa família!

Como? Motive toda a família a fazer exercício 30 minutos por dia ou se puder, duas horas e meia por semana. Há sempre tempo para se exercitarem, mesmo nos dias mais movimentados pode sempre caminhar ou ir de bicicleta para o escritório, ir a pé ao supermercado pelo parque ou sair uma estação de metro antes do seu destino.

Use um pedómetro ou o seu telemóvel para saber o quanto anda todos os dias. Pode também incentivar as crianças com um jogo, em que o primeiro a conseguir o objetivo de exercício semanal escolher que atividade em família irão fazer no fim de semana seguinte.

Dia 2 para um dia a dia mais saudável: desligue-se dos telemóveis!

Porque? Um estilo de vida saudável vai além de ter uma alimentação equilibrada e fazer exercício, é importante também manter um equilibro entre a vida pessoal e profissional. Não passar o seu tempo livre exclusivamente no seu smartphone ou computador é fundamental para a sua “saúde social”, e a da sua família.

Como? Crie zonas livres de telemóveis em casa, deixe uma caixa à porta para colocarem os telemóveis desligados. Aplique regras semelhantes às várias ocasiões famílias e às horas das refeições. Tente que as noites juntos sejam passadas sem televisão. Jogos de tabuleiro, caminhadas familiares e momentos de leitura são algumas boas alternativas.

Dia 3 para um dia a dia mais saudável: recupere o bem-estar!

Porque? Sabemos que uma alimentação equilibrada é importante para ingerirmos nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, proteínas, etc. Mas na correria do dia a dia nem sempre é fácil ter tempo para fazer refeições completas como por exemplo, tomar um bom pequeno-almoço para começar bem o dia. Bons hábitos alimentares não são muito difíceis para seguir em família e o seu corpo e também orçamento irão sair beneficiados.

Como? Faça da alimentação saudável algo divertido como um concurso familiar. Estabeleça porções para consumir por dia de fruta, vegetais e lacticínios e em que ganha quem conseguir atingir os objetivos. Todos na família podem participar!

Dia 4 para um dia a dia mais saudável: durma bem!

Porque? Quando o nosso corpo é privado do sono não nos fornece energia de forma eficaz. Habituar-se a dormir no mesmo horário por um período similar de tempo ajuda a regularizar o sono e a dar-lhe mais energia.

Como? Seja o despertador da família! Acordar à mesma hora todos os dias ajuda a maximizar o seu nível de energia ao longo do dia. Se você ou as crianças precisarem de uma sesta, um descanso de 20 a 30 minutos pode ser revigorante. “Mandar” a família para a cama mais cedo pode não o tornar popular, mas fará com que seja muito mais fácil tirar as crianças da cama de manhã. Ler histórias para dormir é uma boa hipótese para ajudar as crianças a adormecer.

Dia 5 para um dia a dia mais saudável: desfrute das suas refeições!

Porque? Desfrute de uma dieta equilibrada e saudável. Cozinhar refeições saudáveis para os seus familiares pode ser agradável para a sua dinâmica familiar.

Como? Aproveite para cozinhar em família e criar bons momentos com os seus filhos. É uma boa maneira de passarem mais tempos juntos e falar sobre o dia a dia de todos e assim as refeições podem ser apreciadas antes, durante e depois!

Sources:

1 http://www.nhs.uk/Livewell/fitness/Pages/whybeactive.aspx

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Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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Mónica naranjo

Los síntomas aparecen frecuentemente después de la ingesta de productos que contienen lactosa.

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Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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