Pesquisas frequentes

Colesterol

Colesterol

Sabia que 1 em cada 2 portugueses tem colesterol alto?

13 abril, 2018

De certeza que já ouviu alguém conhecido dizer que “o colesterol alto é um problema que só afeta os mais “velhos”, mas na verdade pode começar a manifestar-se até antes dos 30 anos de idade, de forma silenciosa. É um dos principais fatores de risco do desenvolvimento de doenças do coração, e é por isso que os portugueses deveriam preocupar-se cada vez mais cedo, controlando os seus níveis de colesterol e consultando o seu médico com mais frequência, de forma a tomar medidas de prevenção.

Apesar da grande importância do colesterol para o funcionamento do nosso corpo, o seu excesso no sangue pode levar a uma série de problemas de saúde, com destaque para o aumento do risco das doenças coronárias. Por isso, quanto mais cedo atuar maiores as probabilidades de manter o colesterol controlado.

Como uma parte do colesterol que circula no organismo é produzida no fígado e a restante é obtida pelos alimentos, é muito importante manter uma dieta saudável e equilibrada (ver em baixo), para que o colesterol se mantenha em níveis saudáveis e necessários para o bom funcionamento do organismo.

Sim! O colesterol é necessário para o bom funcionamento do organismo. Isto porque há dois tipos de colesterol: o bom e o mau, como são conhecidos! O “bom colesterol” (HDL) funciona como um sistema de limpeza do organismo ao eliminar o “mau colesterol” (LDL) do fígado – que caso não fosse eliminado iria ser transportado do fígado para o resto do corpo, podendo depositar-se nas artérias. (Saber mais no artigo em baixo).

exercício físico é também um bom aliado na prevenção da acumulação de excesso de colesterol.

Sabia também que o colesterol não é todo igual? Que existe o colesterol "bom" e o colesterol "mau? Perceba quais as diferenças e funções de cada um dos tipos de colesterol aqui.

1 Dados  do “1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015): Estado de Saúde” do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge  e efectuado a população residente em Portugal de idade entre os 25 e os 74 anos. Dezembro 2016.



Programa Danone

Some pontos e consiga
descontos, ofertas e muito mais!

Descubra como funciona