Pesquisas frequentes

Saúde

Saúde

O que é o Colesterol?

07 maio, 2021

Problemas de colesterol são muito comuns, mas podem ser difíceis de entender. O que é colesterol? Quais são os níveis? Como podemos prevenir? Estes são alguns das questões às quais respondemos hoje.

Um em cada dois portugueses tem o colesterol alto (1*). Mas afinal sabemos o que realmente é o colesterol?

Colesterol: O que é?

Para conhecer bem o colesterol, devemos começar do início. Todos nós já ouvimos falar sobre este tema em algum momento da nossa vida. Mas sabemos o que é? O colesterol é uma substância semelhante à gordura e essencial para a vida. Esta substância encontra-se nas membranas celulares do nosso corpo e é essencial para o seu funcionamento.

A maior parte do colesterol é produzida no fígado, embora também seja obtido através de alguns alimentos. Então, quais são as funções do colesterol?

O colesterol influencia a formação dos ácidos biliares, que desempenham um papel fundamental no fígado, pois digerem as gorduras.

Auxilia ainda na formação de algumas hormonas.

O colesterol ajuda também na conversão dos raios solares em vitamina D para a nossa pele. Dessa forma, a derme fica mais hidratada e protegida de agentes químicos externos que a podem danificar.

No entanto, embora o colesterol seja necessário para o bom funcionamento do nosso organismo, é importante saber que o colesterol elevado é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças coronárias.

Que tipos de colesterol existem?

Para ter um corpo saudável é importante manter níveis normais de colesterol, mas se estiver acima do recomendado, devemos ter isso em consideração e tentar baixá-lo. Não nos devemos esquecer que níveis elevados de colesterol no sangue podem acarretar riscos de doenças coronárias (das artérias coronárias e coração).

O colesterol no nosso corpo move-se através do sangue, do fígado ou intestino, para outros órgãos que dele precisam, juntando-se às lipoproteínas, partículas que transportam a gordura por todo o nosso corpo. Mas como sabemos se o colesterol é bom ou mau? Que tipo de lipoproteínas existem:

- Lipoproteínas de baixa densidade (LDL), também conhecidas como “colesterol mau”: transportam o novo colesterol do fígado para o resto das células do nosso corpo. Níveis muito altos deste tipo de lipoproteína podem originar doenças cardiovasculares. No entanto, esse tipo de colesterol pode ser reduzido e controlado, como falaremos mais tarde.

- As lipoproteínas de alta densidade (HDL), ou o que chamaríamos de “colesterol bom”: recolhem o colesterol que o nosso corpo não usa e levam-no ao fígado de forma a eliminá-lo pela bílis. Deste modo, um nível baixo de HDL também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Como é medido o colesterol?

Como já dissemos, ter um nível de colesterol normal será fundamental para a saúde do corpo de qualquer pessoa, independentemente da idade. Assim, para medir o colesterol, devemos ir ao médico e fazer exames de sangue, pois é a melhor forma de saber em que estado está o nosso colesterol.

Um nível de colesterol total saudável deve ser inferior a 200 mg / dl

O colesterol LDL nunca deve ser superior a 130 mg / dl (dependendo do histórico médico do paciente e dos fatores de risco)

O colesterol HDL deve ser superior a 35 mg / dl, se for homem, e superior a 40 mg / dl, se for mulher.

Porém, cada organismo possui características diferentes e, portanto, o seu nível de colesterol saudável pode variar, portanto, recomendamos sempre aconselhamento por parte de um especialista para tratar de cada caso de forma particular.

 

Como controlar o colesterol?

Normalmente, o colesterol alto (ou hipercolesterolemia) vem de uma dieta pobre, rica em gordura saturada ou de causas hereditárias.

Mas então, o colesterol em excesso pode ser prevenido? Sim, mas para isso deverá ter em consideração uma série de recomendações, baseadas principalmente na alimentação:

- Por exemplo, a dieta mediterrânica contém alimentos como peixes ou azeite, que devido aos seus ácidos gordos mono e polinsaturados, são ideais para o fornecimento das gorduras de que nosso corpo necessita.

- Coma bastante leguminosas, cereais, frutas e verduras. Estes são alimentos muito eficazes na redução do colesterol, desde que crus ou confeccionados de forma saudável uma vez que contém componentes que potenciam a diminuição do mesmo, tais como esteróis vegetais, ómega 3, etc..

- Consumir um produto complementar que ajude a reduzir o seu nível de colesterol. Como Danacol, por exemplo. Danacol é um leite fermentado desnatado que contém esteróis vegetais – um ingrediente extraído das células das plantas e que reduz de forma natural o colesterol alto até 10%, de 2 a 3 semanas (2*). Danacol é um alimento que, se combinado com uma alimentação saudável e uma atividade física diária, ajudará a reduzir o colesterol.

- Não perca o ritmo e pratique desporto! As atividades aeróbicas ajudarão a controlar o colesterol. Para isso recomendamos a prática de exercícios aeróbicos com frequência (andar, correr, andar de bicicleta ...).

Agora já sabe as respostas para as principais dúvidas sobre o colesterol e a importância de prevenir níveis elevados do mesmo e, claro, não se esqueça de consultar o médico para que o aconselhe. O controlo está nas suas mãos!

(1*) Dados  do “1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015): Estado de Saúde” do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge  e efectuado a população residente em Portugal de idade entre os 25 e os 74 anos. Dezembro 2016.

(2*) Pessoas com o colesterol elevado devem consultar um médico. Danacol contém esteróis vegetais. Foi demonstrado que os esteróis vegetais reduzem o colesterol no sangue. O colesterol elevado é um factor de risco no desenvolvimento de doenças coronárias. Estas têm múltiplos factores de risco e alterar um desses factores pode, ou não, ter efeitos benéficos. A redução de colesterol é obtida com uma dose diária de 1,5g a 3g de esteróis vegetais. Cada Danacol contém 1,6g de esteróis vegetais. O consumo diário de 1,5g a 2,4g de esteróis vegetais reduz o colesterol LDL de 7% a 10% em 2 a 3 semanas. Deverá ser consumido 1 Danacol por dia dentro de uma alimentação variada e equilibrada e de um modo de vida saudável. O produto pode não ser nutricionalmente adequado para grávidas ou lactantes e menores de 5 anos. Danacol é um alimento, não é um medicamento. Consulte toda a informação na embalagem.



Programa Danone

Some pontos e consiga
descontos, ofertas e muito mais!

Descubra como funciona