Filhos
Ensine-o a partilhar
02 July, 2014
Como convencê-las de que partilhar é bom? O que fazer quando as suas palavras preferidas são "meu", "eu" e "mim"? É necessário que entendamos que para uma criança de quatro anos emprestar um brinquedo é algo difícil porque ainda não desenvolveu as competências que a nós, adultos, fazem com que nos sintamos satisfeitos quando partilhamos. Teremos que esperar até que completem cinco ou seis anos de idade para que comecem a fazê-lo.
Nada de sermões
Os especialistas recomendam que, quando a criança se recusa a partilhar, não lhe façamos sermões sobre as vantagens de ser generoso, mas sim que a elogiemos sempre quando decide partilhar ou emprestar algo.
Educar no respeito
Também não devemos forçá-la, mas sim tentar convencê-la a praticar o bem. Se a obrigarmos a largar um brinquedo, a criança não entenderá que não pode tirar o brinquedo de outra criança sempre que lhe apetece. É fundamental respeitar a sua decisão se queremos ensinar-lhe a respeitar os outros.
Ensiná-la a ser generosa
Proponha-lhe soluções e trocas, como dizer-lhe que se emprestar o seu carrinho à outra criança esta emprestar-lhe-á a sua bola. Assim, aprenderá que partilhar até pode ser algo benéfico.
Evite os conflitos
Antes de ir brincar com outras crianças, decida com o seu filho que coisas não vai querer emprestar aos seus amigos e mantenha-as num lugar seguro, fora da vista. É a melhor maneira de evitar brigas e birras.
Seja um exemplo a seguir
A tolerância e a generosidade são valores que nos tornam melhores e que devemos mostrar aos nossos filhos. Ao vê-la a partilhar, o seu filho acabará por perceber que é algo normal. Aproveite todos os pretextos para que a veja a partilhar e explique-lhe quais as vantagens de o fazer.
Este artigo tem mais de 9 meses e por isso os produtos mencionados podem não estar disponíveis!
Aceda a Produtos para conhecer toda a oferta atual da Danone.