Pesquisas frequentes

Saúde

Saúde

Conselhos para um bom sono

14 julho, 2015

  • Procure dormir mais ou menos à mesma hora durante toda a semana. O quarto deve estar limpo e organizado, com luz, temperatura e ruído adequados a quem lá fica. Se sente sono muito tarde, deite-se 15 minutos mais cedo todos os dias até acertar os horários.
  • Crie uma rotina antes de se deitar (esta atitude é particularmente importante nas crianças). Crie zonas de desaceleração antes de dormir, para que o corpo transite de um ritmo mais agitado e estimulante para um ambiente mais tranquilo.
  • Não faça sestas nas oito horas que antecedem o sono da noite, nem por períodos de mais de 20 minutos. Evite ainda o exercício físico nas últimas três horas do dia antes de dormir e assegure-se de que o colchão, a almofada, o estrado e a própria cama estão adaptados ao seu corpo.
  • Não veja televisão na cama (se a tentação for mais forte, evite programas excitantes) e não utilize smartphones, tablets ou outros dispositivos eletrónicos cuja luz irá influenciar a ação da melatonina (a hormona que controla o sono).
  • Vá para a cama quando estiver com sono. Caso sinta necessidade de se ocupar antes de adormecer, opte por algo relaxante como ler um livro num ambiente calmo. Não leve para a cama trabalhos que despertem a atenção.
  • Mantenha rotinas independentemente do seu horário de sono. Dormir durante o dia apresenta desafios diferentes de dormir à noite, mas somos seres de hábitos, pelo que o ideal é termos horas para adormecer e para acordar dentro dos intervalos de tempo adequados às nossas necessidades.
  • Faça refeições regulares, mais abundantes no início do dia e menos no final, até duas horas antes de se deitar. Evite os alimentos pesados (uma feijoada não é boa amiga à noite), açucarados e nas bebidas alcoólicas e estimulantes.


Programa Danone

Some pontos e consiga
descontos, ofertas e muito mais!

Descubra como funciona