Pesquisas frequentes

Sistema Imunitário

Sistema Imunitário

Como funcionam as diferentes partes do sistema imunitário?

02 abril, 2020

A mudança de estações do ano, a má alimentação, o estilo de vida sedentário ou maus hábitos como fumar ou beber álcool não ajudam o nosso organismo a manter-se forte para superar com êxito as ameaças externas que podem causar-nos desde uma simples ferida até a uma doença mais grave. Por isso há que entender a perfeição do funcionamento do sistema imunitário e as suas barreiras defensivas distintas, para assim nos anteciparmos a qualquer ataque e tentarmos mantermo-nos sempre bem.

O nosso sistema imunitário é formado por células (leucócitos ou glóbulos brancos), tecidos e órgãos que trabalham juntos, defendendo-nos da invasão de agentes patogénicos, identificando as substâncias estranhas e reagindo contra elas.

O sistema imunitário é composto por dois tipos de barreiras, as externas e as internas, como a mucosa, a pele, as lágrimas, que atacam qualquer tipo de agente patogénico destruindo-o com rapidez e as internas como os linfócitos, situados sempre no interior do organismo e dedicados a um inimigo mais concreto. Além das barreiras internas, todos contamos com outro tipo de defesas, as inatas, originadas no ventre materno e as adquiridas, formadas de raiz pela existência de um antigénio.

Quando uma bactéria ou um vírus deseja entrar em contato connosco, as barreiras de defesa externa, entram em na ação com a intenção de o evitar.

Se essas barreiras falharem as células responsáveis pelo funcionamento do sistema imunitário, também conhecidas como glóbulos brancos enfrentarão a ameaça e lutarão para destruí-la; primeiro chegam os leucócitos, localizados na medula óssea, no timo e no baço, depois os monócitos e os macrófagos agem recolhendo informações sobre a ameaça para que, finalmente os linfócitos sejam responsáveis por criar uma resposta imune que destrói a infeção.

Bibliografia:
Referencias de la monografía de Actimel.
El sistema inmune en los estados de salud y enfermedad. Disponível em:
http://bvs.sld.cu/revistas/san/vol6_1_02/san10102.pdf
El sistema inimunitário. ¿Qué es el sistema inimunitário? Disponível em:
http://espanol.arthritis.org/espanol/salud-y-vida/su-cuerpo/sistema-inmunologico/
Consecuencias y remedios para las defensas bajas. Disponível em:
https://www.topdoctors.es/articulos-medicos/consecuencias-y-remedios-para-las-defensas-bajas
Visión panorámica del sistema inmune. Disponível em:
http://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-articulo-vision-panoramica-del-sistema-inmune-S0716864012703358



Programa Danone

Some pontos e consiga
descontos, ofertas e muito mais!

Descubra como funciona