Pesquisas frequentes

Saúde

Saúde

Bebé a bordo

10 novembro, 2016

  •  Os tão temíveis enjoos surgem habitualmente no início da gravidez, mas melhoram, na maior parte dos casos, entre as 12 e as 14 semanas. No entanto, algumas mulheres sentem náuseas até ao fim da gravidez. Há, porém, medicamentos que aliviam as queixas.
  • As alterações hormonais, fundamentais para o desenvolvimento e crescimento fetal ocorrem sobretudo no ovário e na placenta, local onde se efectuam as trocas de alimentos da mãe para o bebé. Esta explosão hormonal poderá contribuir para acentuar as variações de humor na mulher, que, habitualmente fica mais sensível.
  • Quanto à rotina da grávida, os obstetras afirmam que não há atividades proibidas, desde que realizadas a um ritmo mais lento. Quando ocorrem hemorragias ou contrações é recomendável um período de repouso. Mas, à exceção destas situações, a grávida pode praticar exercício físico, ter relações sexuais, trabalhar e cuidar dos filhos, desde que acautele os períodos de descanso.
  • Durante a noite, a mulher deverá dormir oito horas, de preferência deitada de lado.
  • Um bom desenvolvimento do bebé depende da restrição de alguns medicamentos ou substâncias, como o álcool ou o tabaco. Qualquer ingestão de medicamentos deve ser comunicada ao médico assistente, dado que alguns remédios estão contra- indicados na gravidez.


Programa Danone

Some pontos e consiga
descontos, ofertas e muito mais!

Descubra como funciona