Pesquisas frequentes

Saúde

Saúde

7 Conselhos para fortalecer as suas defesas

13 novembro, 2014

Prepare-se por dentro e por fora para que o frio não a apanhe desprevenida. Ensinamo-la a fortalecer as suas defesas.

1. Seja positiva

Para a nossa proteção existem 3 sistemas: o de defesa (imunitário), o endócrino e o nervoso. Ficou provado que quando uma pessoa sofre de algum tipo de disfunção ou trauma emocional, esse facto que só deveria afetar o sistema nervoso central, no entanto, faz com que a pessoa se torne mais sensível. E, pelo contrário, ter uma visão positiva da vida, ser otimista, simpático, fazer um esforço por melhorar... poderá ajudar.

2. Controle o seu peso

A obesidade e o excesso de peso constituem fatores de risco. O excesso de peso pode prejudicar a produção de insulina, a hormona responsável pelo fornecimento de energia às células para que estas não enfraqueçam. Cuide da sua alimentação: não abuse das gorduras nem dos açúcares; mantenha uma boa alimentação que inclua 5 porções de legumes e fruta diárias.

3. Mantenha-se hidratada

Beba entre 1,5 a 2,5 litros de água. É fundamental para conseguir manter uma boa hidratação. Beba 8 copos de água por dia (pode fazê-lo com infusões, chás, refrescos light, sumos naturais...).

4. Cuide do seu bem-estar intestinal

Passamos a apresentar alguns conselhos para proteger a sua flora intestinal... Coma, por exemplo, iogurtes, cereais ricos em fibra, fruta e vegetais.

5. Durma entre 7 e 8 horas por dia

Segundo um estudo do Instituto Max Planck de Antropologia da Evolução de Leipzig (Alemanha), dormir 7-8 horas por dia melhora a resposta do sistema imunitário, pois grande parte das células de defesa são geradas durante o sono.

6. Consuma mais Vitamina C

Obtenha-a nos legumes. Uma alimentação variada deve conter uma boa dose de legumes, aqueles que ficam esquecidos quando se aconselha a ingestão de vitamina C natural. Os espinafres frescos são mais ricos em vitamina C do que as laranjas e até mesmo do que os kiwis (a fruta mais rica em vitamina C).

7. O ferro não deve faltar

Pode encontrá-lo, por exemplo, nas carnes vermelhas, aves, peixe, feijão, lentilhas, pão integral, gema de ovo e legumes de cor verde. A sua principal função é a que desempenha na respiração: o ferro é responsável pelo transporte de oxigénio e dióxido de carbono. Constitui um elemento muito ativo na formação de energia para todas as células, uma função muito importante que deve ser protegida.



Programa Danone

Some pontos e consiga
descontos, ofertas e muito mais!

Descubra como funciona