
Saúde
6 dicas para relaxar e não fazer nada
14 October, 2015
Caminhe sem destino certo
Saia de casa com roupa e calçado confortável e comece a andar bem devagar e sem rumo certo. Vá onde as decisões do momento, durante o passeio, o levarem, pare para reparar no que lhe interessar, sente-se aqui ou ali sempre que lhe apetecer ou meta conversa com quem passa. Há, de resto, uma palavra que descreve este ato de passear sem pressa e sem destino: flanar. Muito usada pelos poetas franceses do século XIX, como Balzac, é empregue quando se deambula sem um propósito definido, por ócio, pela distração que o passeio proporciona.
Sonhe acordado
Há quanto tempo não sonha acordado, não se permite imaginar cenários ou situações que gostava que acontecessem? Imaginar o mundo como gostaria que ele fosse, esquecendo-se um pouco de como ele é, não tem necessariamente de criar expetativas desfasadas da realidade. Pelo contrário, este exercício de, por momentos, se transportar para onde quiser e ser o que lhe apetecer pode ser um escape mental com efeitos muito positivos no humor a curto prazo.
Contemple
Vá até um parque, à praia, à esplanada ou outro sítio que ache bonito e relaxante e deixe-se ficar a admirar a paisagem, a ver quem passa, a escutar os pássaros, a olhar para as nuvens. Detenha-se a observar o que o rodeia, a olhar tudo com tempo e com atenção. Repare nos pormenores das coisas ou pessoas à sua volta e reflita um pouco sobre eles.
Recupere o prazer de um banho de imersão
Encha a banheira com água e espuma e enfie-se dentro dela. Sinta a água, a sua temperatura, a espuma e o cheio dos sais de banho. Se quiser levar a experiência a outro nível, opte por alguma privação sensorial: faça-o de luzes apagadas e coloque música a tocar, criando assim uma sensação de relaxamento e afastamento do mundo bem maior.
Durma uma sesta
Há quem não passe sem ela e por boas razões: «passar pelas brasas» durante 20 ou 30 minutos pode ser remédio santo para recuperar o ânimo, potenciar a capacidade de concentração e aprendizagem, aumentar a sensação de felicidade e melhorar a memória. Imaginando que o seu escritório ainda não aderiu às salas de sesta, não se atrapalhe: passe por casa, vá até ao carro ou, em última análise, quando o tempo o permitir, estenda uma toalha na relva de um jardim sossegado.
Sente-se e pare
Desligue o computador, a televisão e o telemóvel. Sente-se ou deite-se confortavelmente no sofá e deixe-se ficar sossegado por uns minutos, respirando pausadamente.
Este artigo tem mais de 9 meses e por isso os produtos mencionados podem não estar disponíveis!
Aceda a Produtos para conhecer toda a oferta atual da Danone.