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5 exercícios aeróbicos para ajudar a diminuir o colesterol alto

07 maio, 2021

O desporto é uma boa maneira de reduzir o colesterol alto. Nós damos-lhe algumas dicas de exercícios chave!

Não há dúvidas sobre os benefícios que o desporto nos pode trazer. Este permite-nos uma maior resistência, maior flexibilidade e manutenção de um peso saudável.

O desporto também nos ajuda a melhorar o stress e a dormir melhor à noite. Mas, para além disso, e realmente importante, é que o desporto nos ajuda a melhorar a saúde cardiovascular. Graças a ele, podemos escapar ao sedentarismo e combater o colesterol alto.

O exercício aeróbio é uma boa forma de baixar a pressão arterial, os níveis elevados de colesterol e de glicose no sangue.

 

Alguns exercícios aeróbicos para combate ao colesterol elevado

Os exercícios aeróbicos baseiam-se em desenvolvimento de atividades de intensidade moderada mas de longa duração. Além da prática de desporto, é importante seguir uma dieta equilibrada na qual incluamos frutas, vegetais, fibras e alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3 e 6. Se tiver alguma doença ou dúvida, consulte primeiro um médico antes de praticar qualquer um destes exercícios.

Aqui estão alguns deles:

CICLISMO

Andar de bicicleta é um exercício dinâmico. É especialmente indicado para nos ajudar a reduzir o colesterol alto. Andar de bicicleta regularmente e com a intensidade adequada permitirá exercitar as pernas, quadris e nádegas.

Além disso, o ciclismo fortalece os músculos das costas e evita a sobrecarga das articulações. É aconselhável fazer no mínimo 20 minutos por dia.

CORRER

Não há dúvida de que correr está na moda! Se caminhar se tornar um exercício muito monótono, recomendamos que saia para uma corrida, assim aumentará o ritmo, a resistência e poderá estabelecer novos objetivos.

O tempo aqui depende só de si: se não está acostumado a praticar exercícios regularmente, recomendamos que comece a correr cerca de 10 minutos por dia e aumente gradualmente o ritmo.

Lembre-se de levar a roupa certa quando for correr. Além de escolher tecidos respiráveis, é muito importante optar por calçados que se adaptem ao nosso pé, que deem sustentação e que sejam leves.

 

NATAÇÃO

A natação é um dos exercícios mais completos que existe. Uma vez na água, a nadar ou não, estará sempre em constante movimento para se manter à tona.

A natação ajuda-nos a melhorar a respiração, a aliviar dores nas costas e também promove a circulação sanguínea.

DANÇAR

Dançar é uma atividade muito divertida. Com ela, faremos exercícios físicos mesmo sem nos apercebermos.

São inúmeras as danças que podemos escolher de acordo com o nosso gosto pessoal: danças de salão, danças folclóricas ... As mais mexidas são normalmente os ritmos latinos, como a salsa, a bachata ou o merengue.

Uma das atividades que está mais na moda nos últimos tempos, e que reúne todos esses ritmos, são as aulas de Zumba.

 

ANDAR

Caminhar é um exercício aeróbico muito básico. Com apenas 30 minutos por dia podemos evitar o sedentarismo. Além disso, permite-nos organizar o nosso tempo à vontade. Podemos caminhar uniformemente ao longo do dia, embora o ideal seja reservar uma hora específica para a realização do exercício.

Recomendamos que reserve meia hora de manhã ou à tarde para passear. Lembre-se de que não vale a pena apenas dar um passeio. É melhor caminhar em um ritmo constante e regular a respiração.



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