Sustentabilidade
3 ideias para não deitar comida fora
02 January, 2015
Ao aprender a gerir o carrinho de compras, a conservar os alimentos e a organizar as ementas diárias, evitará desperdiçar dinheiro e poluir o meio ambiente com uma enorme quantidade de CO2 derivada da energia necessária para os processos de produção, embalagem, transporte e distribuição. Altere os seus hábitos e junte-se à onda de consumo responsável e sustentável com as ideias que passamos a apresentar.
1. Planifique as ementas semanalmente
A desorganização contribui para o desperdício. Evite este tipo de situações, planeando semanalmente as ementas de acordo com os alimentos que tiver em casa que, pela lógica, irão estragar-se antes do final da semana ou, fazendo as compras com uma lista fechada feita depois de decidir os pratos que irá preparar.
2. Compre o essencial
Às vezes os produtos embalados incentivam à compra de produtos que não fazem falta. Comprá-los a granel é uma escolha da moda, recuperada do tempo dos nossos avós, e sempre nos mercados e a vendedores ambulantes de fruta. Acertar nas quantidades é um problema para pessoas solteiras ou famílias monoparentais, mas existem empresas e cadeias de supermercados que apresentam uma oferta de embalagens adaptadas ao número de pessoas existentes no agregado familiar.
3. Utilize o que tiver sobrado ou estiver a ficar feio
Roupa velha, croquetes, ou canelones são os exemplos mais clássicos de formas para aproveitar as sobras. No caso dos vegetais que estiverem a ficar com mau aspeto, em vez de deitá-los fora, poderá fazer um puré e depois congelá-lo. Se for fruta, o melhor é fazer marmelada ou compotas, que embaladas em frascos de vidro durarão meses.
Este artigo tem mais de 9 meses e por isso os produtos mencionados podem não estar disponíveis!
Aceda a Produtos para conhecer toda a oferta atual da Danone.