Pesquisas frequentes

Saúde

Saúde

10 curiosidades sobre o coração humano

11 janeiro, 2017

O coração humano é uma das máquinas mais potentes que podemos encontrar. Este músculo trabalha como um motor no nosso corpo, bombeando o sangue para todo o organismo para levar assim o oxigénio e os nutrientes necessários às nossas células, bem como substâncias que nos fornecem energia, tais como o açúcar ou as proteínas. Todos conhecemos a sua função e sabemos que é essencial cuidar dele, mas para conhecer o coração um pouco melhor, vamos desvendar-lhe alguns dados curiosos que provavelmente desconhece.

10 curiosidades sobre o coração humano

  • Não é completamente redondo, nem está situado do lado esquerdo: Ao contrário daquilo que possamos pensar, o coração está situado na parte central do tórax, entre os pulmões. A razão pela qual pensamos que se situa do lado esquerdo do nosso peito deve-se à sua forma: não é completamente redondo, pois tem a forma de um cone. A sua ponta, como lhe podemos chamar, está direcionada para o lado esquerdo das costas, por isso é que sentimos melhor os seus batimentos quando colocamos a mão deste lado do peito.
  • O seu tamanho equivale ao seu punho: Um coração adulto mede aproximadamente 12 cm de comprimento e 9 de largura, mas se realmente quiser ter uma ideia física do seu tamanho, basta fechar os dedos e olhar para a sua mão: o coração de cada pessoa equivale aproximadamente ao tamanho do seu punho. Imaginava-lo assim?
  • Um coração humano consegue bater fora do corpo: É provável que já tenha visto isso nos filmes e se tenha questionado se será realmente possível que o faça, e é mesmo! O coração consegue bater sozinho fora do corpo humano, já que este gera os seus próprios impulsos elétricos. Dependendo das condições, consegue bater alguns segundos e até minutos. No entanto, para prolongar os seus batimentos durante mais tempo, precisa de sangue para lhe fornecer nutrientes e oxigénio, que é precisamente o que lhe é fornecido quando é extraído para realizar um transplante.
  • O coração humano bombeia cinco litros de sangue por minuto: O que implica um trabalho físico maior do que qualquer outro músculo do nosso corpo. O coração bombeia em apenas um minuto cerca de cinco litros de sangue. Uma quantidade que pode aumentar se praticarmos desporto, pois o exercício físico aumenta o número de batimentos fazendo com que consigamos bombear até vinte litros num minuto.
  • O coração de uma criança bate mais vezes por minuto: O tamanho do coração de uma criança é menor do que o nosso, pois, como dissemos anteriormente, será equivalente ao tamanho do seu punho. Durante esta etapa da vida, o coração de uma criança bate mais de 100 vezes por minuto, enquanto o de um adulto bate abaixo deste valor.
  • Forma uma rede de quilómetros: As artérias e veias do coração formam uma rede de 100 000 quilómetros dentro do nosso corpo. Uma medida que representa mais do dobro da circunferência da terra.
  • “Pum, pum”: O som característico que sentimos quando ouvimos bater o nosso coração deve-se na verdade ao som produzido pelas quatro válvulas ao fecharem-se.
  • A cafeína pode acelerar o coração: Devido às elevadas doses de cafeína que contém, podemos ficar com a sensação de que o nosso coração está a acelerar. No entanto, se tivermos um coração saudável, podemos beber até dois ou três cafés por dia, pois não constituem qualquer risco. Para cuidarmos do nosso coração, podemos optar por beber um café descafeinado, embora este também contenha cafeína, só que em quantidades mais moderadas.
  • O tabaco danifica o coração: Pode parecer lógico, mas, às vezes, esquecemo-nos disso. A nicotina e o monóxido de carbono que os cigarros contêm conduzem à danificação das paredes das artérias e diminuem a quantidade de oxigénio que chega ao coração. Um dano que também se estende aos fumadores passivos.
  • Milhões de batimentos cardíacos: Ao longo de toda a nossa vida, o coração pode chegar a bater um ou dois milhões de vezes.


Programa Danone

Some pontos e consiga
descontos, ofertas e muito mais!

Descubra como funciona