
Ingredientes

Quinoa 70 g
Beterraba 1
Laranja 1
Espargos verdes ½ ramo
Espinafres ½ ramo
Tomate cereja 4
Vinagre de vinho branco 100 ml
Passas 2 colheres de sopa
Para o vinagrete:
Azeite virgem 2 colheres de sopa
Vinagre de xerez 1 chávena
Folhas de menta
Pimenta
Sal*
* Evite em caso de hipertensão.
Preparação
Descasque a beterraba e cozinhe numa panela com 500 ml de água e 100 ml de vinagre de vinho branco. Deixe arrefecer no frigorífico no mesmo recipiente. Depois, corte em fatias finas.
Coloque as passas em água fria para hidratar. Lave e ferva a quinoa seguindo as instruções da embalagem, deixe arrefecer e reserve no frigorifico. Limpe o cacho de aspargos e corte-os em rodelas. Limpe o espinafre com água e escorra. Descasque a laranja, retire os gomos e corte-os ao meio.
Prepare um vinagrete com duas colheres de sopa de azeite virgem, uma colher de sopa de vinagre de xerez, sal e pimenta. Pique a hortelã. Misture a quinoa e as passas numa tigela e tempere com o vinagrete de xerez e a hortelã picada.
Sirva a quinoa com os gomos de laranja, rodelas de beterraba, espargos e espinafre.