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Dificuldade
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Ingredientes

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   Os alimentos sem lactose contribuem, em grande medida, para o bem-estar das pessoas que sofrem com intolerância à lactose ou hipolactasia. Esta é uma patologia associada à incapacidade do organismo de digerir e metabolizar a lactose (o principal açúcar do leite), devido ao défice ou ausência da enzima da lactase – enzima intestinal responsável pela digestão da lactose.

Embora a atividade desta enzima não possa ser restituída, os sintomas de intolerância à lactose podem ser eliminados com a redução ou eliminação da ingestão de lactose, sem recorrer, contudo, à eliminação total dos alimentos lácteos.

Assim sendo, as principais recomendações para quem sofre com esta intolerância passam por reduzir o consumo de alimentos com lactose. Por esta razão, é extremamente importante estar atento à lista de ingredientes de todos os produtos que consome, mesmo aqueles que aparentemente podem não conter leite ou seus derivados.

Outra questão que deve ter em consideração é que há diferentes sensibilidades à lactose. Se for uma sensibilidade alta à lactose pode digerir até 4 gramas de lactose por dia. As que têm uma sensibilidade baixa podem digerir até 12 gramas, uma diferença que é muito significativa, nomeadamente no tipo de refeições que estão aptas a consumir. Há ainda pessoas que têm uma sensibilidade média e que podem tolerar diariamente até 8 gramas de lactose.

A este respeito, é importante que saiba que há alimentos cujas propriedades nutricionais são importantes aliadas na digestão da lactose, nomeadamente o iogurte, visto que tem um processo de fermentação que auxilia a digestão da lactose. Ou seja, as suas culturas vivas ajudam a fragmentar e a digerir a lactose.


Alimentos sem lactose: quais são?

1. Alimentos aconselhados
• Carne, peixe e aves;
• Manteiga de amendoim;
• Pão sem leite, arroz, massa e cereais sem leite;
• Frutas e legumes;
• Açúcar, mel, compota e gelatina;
• Sobremesas sem leite;
• Preparados lácteos sem lactose;
• “Leites vegetais” (de amêndoa, aveia, arroz, soja, coco, quinoa);
• Queijo flamengo.

2. Alimentos a ingerir com moderação e dependendo do nível de intolerância
• Gelados;
• Iogurte (até 3 por dia);
• Queijo curado;
• Manteiga, margarina e alimentos preparados com derivados do leite.

3. Alimentos a evitar
• Leite gordo, meio-gordo, magro e com chocolate;
• Leite em pó e condensado;
• Natas e molho bechamel;
• Requeijão, queijo de barrar.


Há ainda produtos no mercado assinalados com a etiqueta - “baixo teor de lactose”. Todavia, está comprovado que não existem regras que determinem qual a quantidade de lactose que um produto tem que conter para apresentar esta informação no rótulo. Por esta razão, e para não correr riscos, é aconselhável que procure os produtos com a etiqueta - “sem lactose”.

Como se faz?

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Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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Mónica naranjo

Los síntomas aparecen frecuentemente después de la ingesta de productos que contienen lactosa.

Responder

Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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