Pesquisas frequentes

Tarte pannacotta de iogurte e baunilha com frutos vermelhos

Tarte pannacotta de iogurte e baunilha com frutos vermelhos

Até 15min

Ingredientes

Natural 1kg

OIKOS Natural 1kg 250 mililitros


Farinha de espelta 220 gramas
Açúcar amarelo 40 gramas
Manteiga com sal (bem fria) 110 gramas
Gema 1 unidade
Água fria q.b
Natas (light) 400 mililitros
Açúcar 100 gramas
Vagem de baunilha (raspada) 1 unidade
Folhas de Gelatina 4 unidades
Frutos vermelhos para servir 250 gramas

Preparação

Para a base

Misture no processador (ou com as mãos) a farinha, o açúcar, a gema e a manteiga cortada aos cubos até conseguir moldar uma bola. Junte um pouco de água se necessário. Espalme a bola num círculo a envolva-a em película aderente. Reserve no frigorífico cerca de 30 minutos. 

Estenda a massa e forre uma tarteira de 22cm, picando a superfície com um garfo. Reserve no frigorífico. Entretanto aqueça o forno a 180ºC. Cubra a base da tarte com papel vegetal e encha com feijão ou arroz seco. Coloque no forno até as bordas ficarem douradas, cerca de 15 minutos. Retire o papel vegetal e os feijões e leve ao forno mais 10 minutos até a superfície ficar dourada. Deixe arrefecer completamente.

Para a pannacotta

Leve as natas ao lume com o açúcar e a vagem de baunilha raspada, mexendo sempre. Assim que começar a ferver retire do lume e remova a vagem de baunilha.  Entretanto, demolhe as folhas de gelatina em água fria e junte-as bem espremidas ao creme mexendo vigorosamente com a vara de arames. Deixe arrefecer um pouco e junte o iogurte. Deite uma camada de creme na tarteira e encha umas formas semi-esféricas em silicone com o restante creme. Leve tudo ao frigorífico, e quando estiver sólido, desenforme as pannacottas, coloque-as na tarte e decore com frutos vermelhos.

- Receita da autoria de Patrícia Nascimento / Coco e Baunilha