Carta de Alimentação Danone
A convicção de que a saúde e o bem-estar dependem da alimentação e nutrição é a principal fonte de inspiração da atividade do Grupo Danone. Com efeito, ainda não há muitos anos a nutrição e alimentação eram vistas como preocupações de ordem pessoal, mas a progressão de doenças relacionadas com a falta ou o excesso de consumo de alimentos e nutrientes transformou o que era encarado como uma questão individual num problema da sociedade moderna.
A atenção dedicada à comunidade, através de constantes estudos do consumidor ou da troca de informações com profissionais de educação, de saúde e comunicação, revela não só uma atitude de abertura ao exterior, como esse desejo de corresponder cada vez melhor às necessidades do mercado de produtos alimentares.
Com o objetivo de dar resposta às crescentes expectativas da sociedade relativamente ao papel da indústria alimentar na promoção da saúde pública, o Grupo Danone concebeu em 2005 a Carta da Alimentação, Nutrição e Saúde. Esta baseia-se em cinco convicções e em nove compromissos, que não são mais do que o documento base que inspira cada uma das empresas que compõem o Grupo, entre as quais a Danone Portugal.
Cinco Convicções
O Grupo Danone identificou cinco condições sem as quais não é possível atingir a plenitude em matéria de qualidade da alimentação:
Equilíbrio – Uma dieta equilibrada associada ao exercício físico regular;
Variedade – Só a variedade dos alimentos e o seu consumo em quantidades apropriadas pode satisfazer as necessidades nutricionais do organismo;
Prazer – Os alimentos devem ser consumidos com satisfação;
Convívio – A dimensão social das refeições é um aspeto importante;
Informação – É essencial ter acesso a informação relevante para que se possam fazer escolhas adequadas.
Nove Compromissos
A permanência de quase um século na indústria alimentar confere ao Grupo Danone um conhecimento profundo deste mercado e a perceção da crescente responsabilidade do setor em áreas como a saúde e o bem-estar da população. Assumindo a liderança também ao nível da ética, a Danone assumiu nove compromissos:
- Produtos adaptados às necessidades dos consumidores;
- Diálogo com cientistas;
- Apoio à investigação;
- Promoção da partilha de conhecimento;
- Colaboração com organismos e instituições públicas;
- Comunicar com clareza e transparência;
- Garantir a validade científica dos benefícios e alegações dos seus produtos;
- Promover uma comunicação responsável;
- Promover a atividade física.
A responsabilidade social e corporativa que cada vez mais as organizações incorporam na sua forma de se relacionar com o mercado torna-as mais próximas dos cidadãos e consumidores.