
Saúde
Estou grávida?
10 November, 2016
As primeiras semanas de gravidez passam desapercebidas para a maioria das mulheres. Só quando chega a data prevista da menstruação e esta não aparece é que ocorre o momento em que surge a grande pergunta: "Estou grávida?".
Este é o primeiro alerta de uma possível gravidez, mas no caso de estar grávida e ainda não lhe ter sido possível confirmar com o seu ginecologista, é possível que venha a sentir mais sintomas:
Perturbações digestivas, tais como falta de apetite, náuseas, tonturas, excesso de salivação e vómitos são alguns dos sintomas mais frequentes, bem como alterações nas funções intestinais, sendo a prisão de ventre a mais comum. Também é normal aumentar a frequência da necessidade de urinar e, até mesmo sentir alguma dificuldade em controlar a vontade.
Outro sintoma bastante percetível é a alteração no peito. A poucos dias de se manifestar o primeiro atraso na menstruação irá começar a notar logo a um aumento do peito. Irá notar de imediato os seios mais inchados e sensíveis.
Durante o primeiro mês de gravidez é também normal que sinta falta de força e da sua energia habitual, o que fará com que sinta sono e cansaço.
A gravidez é um processo intenso e complexo e é preciso estar preparada para as alterações. É possível que sinta alterações frequentes de humor, semelhantes às que sente durante a síndrome pré-menstrual, devido à revolução de hormonas que ocorre no corpo.
Também poderão surgir manchas castanhas ou amareladas na cara, aquilo a que se chama “máscara da gravidez” e até poderá aparecer uma linha escura no centro da parte inferior do abdómen. Além disso, é normal ocorrer o escurecimento da pele dos mamilos, das axilas, dos órgãos genitais e da região anal.
Durante a primeira consulta ao especialista será elaborada a sua história clínica, enquanto é feito um exame físico completo. Esta primeira consulta poderá ser realizada entre a sétima e a décima semana de gravidez com o objetivo de confirmar a gravidez, descobrir aspetos negativos que possam afetar o desenvolvimento desta, proporcionar informação acerca dos hábitos de higiene e evitar potenciais complicações.
Se tudo correr conforme o normal, passados nove meses, quando tiver o seu bebé nos braços, irá começar a sua grande aventura da maternidade.