{{articleDetail.tags[0]}}

{{articleDetail.title}}

Dificuldade
Dificuldade
{{articleDetail.image[0].alt}} {{articleDetail.image[0].alt}}
{{image.alt}} {{image.alt}}

Ingredientes

  • {{ingredient.ingredient}} {{ingredient.quantity}} {{ingredient.unit}}

TEMAS
{{freetag}}

{{articleCapitalLetter()}}

TEMAS
{{freetag}}

Ingredientes

  • {{ingredient.ingredient}} {{ingredient.quantity}} {{ingredient.unit}}

A aveia - avena sativa - é um cereal com um enorme interesse nutricional, consumido desde sempre pelos mais variados povos e ao longo de muitas civilizações. A sua popularidade tem vindo a aumentar nas últimas décadas e os benefícios que apresenta para a saúde e para o bom funcionamento do organismo têm sido cada vez mais estudados e referenciados.

A aveia, também conhecida como a “rainha dos cereais”, destaca-se dos outros cereais devido à sua riqueza em macro e micronutrientes, mas também pela sua versatilidade.

Este alimento é muito completo, equilibrado e de fácil digestão, e pode ser incluído em quase todos os padrões alimentares e dietas, nomeadamente em dietas de perda de peso, para pessoas com diabetes, dislipidemias e até na alimentação diária de atletas. Isto porque o aporte energético é moderado, a riqueza nutricional elevada e os seus benefícios são vários, contribuindo fortemente para um regime alimentar mais saudável. Aliás, a aveia é um alimento de eleição entre os atletas e desportistas, e as razões desta escolha prendem-se com uma das principais características da aveia: é um cereal extraordinariamente completo! Além de ser rica em hidratos de carbono complexos e, por isso, fornecer energia ao organismo de forma gradual e contínua, a aveia é uma boa fonte de proteína, vitaminas e minerais. Tais características conferem-lhe um lugar de destaque na alimentação dos praticantes de exercício físico, especialmente nas refeições pré-treino.

Por outro lado, o seu elevado teor em fibra, faz da aveia um excelente aliado do bom funcionamento do trânsito intestinal, contribuindo também para a manutenção da flora intestinal e para a redução do risco de cancro colorretal.

A fibra presente na aveia, também contribui eficazmente para a manutenção dos níveis de glicémia (açúcar) no sangue, devendo, por isso, integrar regularmente o plano alimentar de diabéticos e pré-diabéticos.

A evidência científica caracteriza a aveia como sendo um cereal com uma função cardio-protetora, uma vez que contribui para a otimização da saúde cardiovascular. Este facto deve-se à sua riqueza em fibras, nomeadamente de beta-glucanos, que contribuem para a diminuição dos níveis de colesterol total e do colesterol (mau) LDL. Os beta-glucanos facilitam a eliminação do colesterol e formam uma espécie de película viscosa na parede intestinal que dificulta e reduz a sua absorção. Por outro lado, os cereais integrais como a aveia, desempenham um papel anti-hipertensor, ou seja, contribuem para a normalização dos valores da tensão arterial. Além disso, entre os benefícios da fibra, temos ainda de destacar a capacidade de prolongar a sensação de saciedade evitando os picos de fome e a vontade de petiscar entre as refeições, contribuindo positivamente para as dietas de controlo e de perda de peso.

Como se faz?

TEMAS
{{freetag}}

Quer publicar algum comentário? Registe-se o Iniciar sessão

Publicar

Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

Responder

Mónica naranjo

Los síntomas aparecen frecuentemente después de la ingesta de productos que contienen lactosa.

Responder

Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

Responder