{{articleDetail.tags[0]}}

{{articleDetail.title}}

Dificuldade
Dificuldade
{{articleDetail.image[0].alt}} {{articleDetail.image[0].alt}}
{{image.alt}} {{image.alt}}

Ingredientes

  • {{ingredient.ingredient}} {{ingredient.quantity}} {{ingredient.unit}}

TEMAS
{{freetag}}

{{articleCapitalLetter()}}

TEMAS
{{freetag}}

Ingredientes

  • {{ingredient.ingredient}} {{ingredient.quantity}} {{ingredient.unit}}

O vinagre não é apenas um condimento essencial na cozinha, na verdade tem inúmeras utilizações que vão desde a desinfeção de todo o tipo de superfícies até ao seu uso para ajudar a eliminar o acne. Provém da fermentação acética do álcool, como o vinagre de vinho ou de maçã. Tradicionalmente, o vinagre provinha dos tonéis da produção do vinho que azedava e tinha de ser deitado fora. Sabe-se que os primeiros romanos já o utilizavam para vários fins.

Tem tantas utilizações que não as conseguimos reunir todas mas passamos a apresentar algumas das mais conhecidas.

Um excelente conservante

Uma das principais utilizações às quais o vinagre costuma estar associado é ao uso das suas propriedades conservantes e antibacterianas que evitam que um alimento se estrague e podem fazer com que o seu tempo de conservação seja maior. Por isso é utilizado em conservas, escabeches, molhos e mostardas.

Produto de limpeza

Precisamente porque elimina as bactérias e porque é um potente desinfetante, é muito útil para a limpeza de toda a casa. É perfeito para limpar todas as superfícies da cozinha que acumulem gordura, como bancadas, tábuas de corte, frigideiras, panelas, etc.

Para a máquina de lavar louça

Além de neutralizar os maus odores, o vinagre branco e de maçã é desengordurante e desincrustante e devolve à louça de vidro o seu brilho natural. Também é muito útil para limpar azulejos, espelhos ou janelas; esfregar o chão; remover a ferrugem e depósitos minerais de todo o tipo de tubagens e até mesmo amaciar a roupa, se adicionar um pouco no tambor da máquina de lavar.

Elimina odores

Cheira a tabaco no seu carro? Coloque no interior do carro dois ou três pequenos recipientes com vinagre durante uma noite inteira. O vinagre vai absorver o odor a tabaco e deixar um aroma suave. Se não gostar do aroma apenas terá que arejar um pouco o carro para o aroma desaparecer. Além disso, também elimina cheiros fortes como o da lixívia.

Acabe com as manchas de suor

Se lhe aparecerem manchas de suor na roupa, que costumam ser um marca amarelada ou praticamente incolor na zona das axilas, poderá removê-las com vinagre. Se a mancha for recente, deverá aplicar uma solução feita com uma colher de chá de amoníaco e meio litro de água fria e enxaguar bem. Também se pode colocar a peça de roupa de molho em água temperada com vinagre ou, até mesmo, em vinagre puro.

Contra o bolor

Para evitar a formação de bolor na cortina do chuveiro, molhe-a com água salgada e vinagre depois de lavá-la. Também é eficaz para eliminar o bolor que aparece na borda da banheira. Deixe atuar durante 30 minutos e de seguida remova com um pano seco. Ficará impecável.

Mancha de ovo

Se tiver sujado a roupa com gema de ovo, esfregue-a com um pano embebido em água e vinagre em partes iguais. Se a mancha já tiver algum tempo, esfregue-a apenas com vinagre quente, com um pouco de sal diluído previamente no mesmo.

Anti-geada

Se limpar o parabrisas do carro com vinagre não irá ocorrer formação de gelo ou geada. Limpe primeiro a superfície e aplique o vinagre sobre os vidros com um pano humedecido.

E ainda

É um bom repelente de mosquitos, formigas e pulgas em animais de estimação. Se deitarmos um fio de vinagre num determinado lugar fará com que os gatos não se aproximem. Também elimina os restos de etiquetas e autocolantes e devolve o brilho à prata baça.

Como se faz?

TEMAS
{{freetag}}

Quer publicar algum comentário? Registe-se o Iniciar sessão

Publicar

Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

Responder

Mónica naranjo

Los síntomas aparecen frecuentemente después de la ingesta de productos que contienen lactosa.

Responder

Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

Responder
Danone utiliza cookies proprias e de terceiros para melhorar a sua experiencia de navegação, realizar tarefas de analítica e mostrar conteúdos de acordo com os seus interesses. Se continua connosco é porque aceitou a nossa política de cookies.