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Dificuldade
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Tem problemas em digerir a lactose?

   A Intolerância à lactose acontece quando o organismo tem deficiência de enzima lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose, não a produzindo em quantidades suficientes. Os principais sintomas são cólicas abdominais, distensão (inchaço) abdominal, diarreia, entre outros. (em caso de dúvida consulte o seu médico) Para que a má digestão da lactose não interfira no seu dia-a-dia, damos-lhe 4 dicas que o podem ajudar a contornar este problema.

 

Dica 1: Verifique os rótulos dos alimentos

Para evitar potenciais problemas com a intolerância à lactose, a melhor maneira é saber quando este componente está presente nos alimentos. E para isso, ler os rótulos é o seu melhor aliado.

Desde dezembro de 2014 que a informação sobre alergénios e a rotulagem dos alimentos foi simplificada na Europa, o que torna mais fácil identificar rapidamente os componentes alérgenos que os alimentos contêm. Agora pode facilmente detetar os alergénios mais comuns, pois estão normalmente escritos a negrito, itálico ou sublinhados.

 

Dica 2: Experimente diferentes opções para avaliar a sua intolerância à lactose

É natural que se tenha apercebido da sua intolerância à lactose sem querer, devido a um consumo mais elevado de alimentos com alto teor em lactose.

Para perceber qual o seu grau de intolerância, pode experimentar alimentos com diversos teores de lactose e assim estimar a quantidade que não irá prejudicar a sua digestão. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

 

Dica 3: Consumir produtos desenvolvidos sem este componente

Se tiver dificuldades em digerir lácteos, um dos maiores desafios que pode enfrentar é o consumo de alimentos ricos em cálcio. Contudo, os problemas de digestão da lactose não exigem necessariamente que deixe de consumir produtos lácteos.

Experimente leite e derivados desenvolvidos especificamente para contornar esta intolerância.

 

Dica 4: Coma iogurte - o produto lácteo perfeito para aqueles que têm dificuldade em digerir lactose

Se tem uma intolerância à lactose baixa ou moderada, experimente comer iogurte, já que os fermentos presentes neste alimento desempenham um papel semelhante ao da lactase e facilitam a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose.

No entanto, se tiver uma intolerância à lactose alta, pode consumir iogurtes sem lactose, desenvolvidos especificamente para pessoas com dificuldades na digestão da lactose.

Como se faz?

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Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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Mónica naranjo

Los síntomas aparecen frecuentemente después de la ingesta de productos que contienen lactosa.

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Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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