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Dificuldade
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Além disso, muitos minerais facilitam a entrada de substâncias benéficas nas nossas células, como o sódio, que ajuda a glicose a chegar às células e nos fornece energia de que precisamos diariamente.

Os minerais também ajudam a que o nosso sistema imunitário funcione normalmente e a que ele nos possa assim prevenir o aparecimento de infeções e outras doenças. É muito importante ter uma dieta equilibrada que inclua todos os minerais, já que o corpo não é capaz de sintetiza-los.

Os minerais são divididos em dois grupos, macrominerais e oligoelementos:

Macrominerais:

São aqueles que o organismo precisa em maiores quantidades. Este grupo inclui cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cloro, sódio e enxofre. A melhor maneira de obter estes elementos é através da alimentação.

Oligoelementos:

São os minerais que o organismo necessita em pequenas quantidades e exercem uma função fundamental em todos os processos enzimáticos do organismo, nas atividades hormonais e no metabolismo das proteínas.

Os principais oligoelementos são ferro, magnésio, selênio, iodo, cobre, cobalto, zinco e flúor.

Poderíamos dizer então que os minerais têm uma função reguladora, dedicando-se à obtenção de energia ao nível celular e contribuindo para o metabolismo.

O ser humano pode obter a quantidade necessária de minerais naturalmente. Mas como? E qual a sua importância?

Alguns exemplos:

Cálcio, contribui para o desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes. Podemos conseguir isso consumindo, por exemplo, três porções de produtos lácteos por dia, já que os produtos lácteos são uma excelente fonte de cálcio.

Fósforo, necessário para o metabolismo energético, absorção de cálcio e conversão de proteínas para crescimento, manutenção e reparação das células e tecidos. O fósforo é muito fácil de encontrar, pois está presente na maioria dos alimentos, principalmente carne, leite, nozes, sementes e cereais integrais.

Magnésio, essencial para ativar enzimas, músculos e funções nervosas. Podemos encontrá-lo em alimentos integrais, algas marinhas, frutas cítricas e vegetais de folhas verdes, como os brócolos.

O ferro desempenha um papel importante na produção de hemoglobina e podemos obter a quantidade certa consumindo uma porção de carne vermelha ou de sardinha.

O potássio ajuda os músculos e os nervos a funcionarem bem e podemos encontrá-lo em frutas e legumes.

O selénio evita danos nas membranas celulares e é importante para o bom funcionamento do sistema imunitário. Está presente em marisco, manteiga, abacate e cereais integrais.

Zinco, necessário para a normal manutenção da visão, função cognitiva e síntese do ADN, e presente na maioria dos peixes, mariscos, carnes vermelhas, nozes e legumes.

 

BIBLIOGRAFÍA

Los minerales imprescindibles para vivir
https://cuidateplus.marca.com/alimentacion/diccionario/minerales.html

Minerales
https://www.webconsultas.com/dieta-y-nutricion/dieta-equilibrada/micronutrientes/minerales/introduccion-1827

Qué son los minerales
https://biotrendies.com/que-son-los-minerales.html

Minerales en el cuerpo humano
https://es.calameo.com/read/0016591761047419f5cde

Los minerales, concepto y clasificación
http://www.educaguia.com/apuntesde/nutricion/MINERALES/MINERALESI.pdf

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Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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Mónica naranjo

Los síntomas aparecen frecuentemente después de la ingesta de productos que contienen lactosa.

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Marta Sánchez

El cuerpo humano está compuesto por un 60% de agua, 18% de proteínas, 6% de minerales y aproximadamente 16% de grasa - esto significa que la proteína es el segundo nutriente más importande de nuestro cuerpo (después del agua).

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