Pesquisas frequentes

Danone

Danone assegura postos de trabalho e salários nos próximos 3 meses a nível mundial

08 April, 2020

A Danone garantiu aos seus funcionários a nível mundial, que os postos de trabalho e salários estão assegurados durante os próximos 3 meses, face ao clima de instabilidade económica e de pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19).

A comunicação, que foi transversal a todas as unidades da Danone a nível mundial, visa salvaguardar, apoiar e garantir a segurança das pessoas e funcionários que constituem a empresa, não deixando ninguém de fora num momento de instabilidade como o que enfrentamos.

O objetivo é que as cerca de 100.000 pessoas que fazem parte da companhia continuem a contribuir com o seu trabalho e apoiando o dos seus colegas, mantendo a capacidade operacional e salvaguardando preocupações adicionais de perda de rendimentos ou de função, permitindo assim que permaneçam focadas na sua missão de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível: consumidores, pacientes e profissionais de saúde de todo o Portugal, através do portfolio das suas duas divisões – a divisão de Produtos Diários Essenciais da qual fazem parte os iogurtes e leites fermentado de várias marcas como Danone e Activia e a divisão de Nutrição Especializada da qual fazem parte os leites infantis da marca Aptamil e a alimentação médica especializada que tem por exemplo a marca Nutricia Fortimel.

Para garantir a proteção social dos seus funcionários, a Danone desenvolveu um conjunto de medidas internas – aplicadas a todos os mercados internacionais – com um compromisso específico durante este período, que passa por salvaguardar a não rescisão de todos os contratos de trabalho devido à crise sanitária, garantindo os rendimentos durante os próximos 3 meses, assegurando os rendimentos a 100% no caso de licença médica, quarentena ou assistência à infância e prémios salariais nos países onde colaboradores estão na linha de frente a assegurar a operação de produção para Portugal. Relativamente à proteção e apoio de pequenos parceiros de negócio, a Danone disporá de 250 milhões de euros para facilitar a liquidez a curto prazo de pequenos fornecedores e clientes, através do ajuste das condições de pagamento.

Em Portugal as diretrizes internacionais da companhia serão aplicadas, estando ainda as duas divisões nacionais – divisão de Produtos Diários Essenciais e divisão de Nutrição Especializada – focadas em contribuir com ajuda financeira e a doação de produto e bens a várias associações e entidades. Para os consumidores reforçámos a doação a instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome, onde no último mês foram oferecidos mais de 20.000 kg em produto, o que resulta em mais de 178.000 iogurtes e leites fermentados; a Comunidade Vida e Paz, a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, a Crescer ou a Noor’Fatima, são algumas de outras instituições carenciadas que também receberam doação de produto – iogurtes e leites fermentados – por parte da Danone. Para os profissionais de saúde cada uma das divisões da Danone contribuiu com a oferta de mil euros à Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, para a compra de equipamento de proteção individual, que será distribuído aos profissionais de saúde que se encontram a combater a pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19). Para além disso, a divisão de Produtos Diários Essenciais lançou junto dos seus colaboradores uma plataforma de crowd funding, que tem como objetivo recolher donativos em dinheiro dos colaboradores Danone, valor que no final a empresa duplicará e oferecerá à iniciativa #euajudoquemajuda da Cruz Vermelha Portuguesa – um fundo de combate ao COVID-19, que visa a aquisição de material médico e hospitalar para combater o surto – tendo ainda disponibilizado desde já à Cruz Vermelha Portuguesa um equipamento de refrigeração. Por sua vez a divisão da Nutrição Especializada decidiu apoiar o estado nutricional dos targets mais sensíveis, pois sabe-se que um pior estado nutricional se associa normalmente a um pior prognóstico e a um risco aumentado de complicações em caso de doença aguda. Desta forma, a divisão da Danone de Nutrição Especializada doou produtos de nutrição específica – Nutricia Fortimel e Nutilis – a Unidades de Cuidados Intensivos, Institutos de Oncologia, Hospitais de Dia e Centros de Reabilitação.

Segundo Ludovic Reysset, Country Manager da divisão da Danone de Produtos Diários Essenciais, “é nos momentos de crise que se vê o caráter das empresas e das pessoas. Nunca antes a nossa visão ‘One Planet. One Health’ foi tão significativa e a nossa contribuição tão clara como empresa de alimentos líder no mundo. Precisamos continuar a apoiar as pessoas e cumprir a nossa missão de levar a saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível. Mobilizamo-nos por quem mais precisa e tentamos ajudar quem ajuda neste momento difícil, nunca esquecendo os milhares de famílias que todos os dias consomem os nossos produtos e que queremos continuar a alimentar. Hoje, amanhã e no dia seguinte, como temos feito nos últimos 100 anos.”

De acordo com Rita Horta, Country Manager da divisão da Danone de Nutrição Especializada, “nesta divisão a nossa missão é “Nutrir Todas as Fases da Vida” e nunca esta missão fez tanto sentido como agora. É nossa obrigação garantir que todas os pais conseguem ter acesso à nutrição correta para os seus filhos, que crianças com doenças metabólicas tenham acesso à nutrição especializada e adequada para o seu estado de saúde, que os idosos consigam ter um estado nutricional adequado e que os profissionais de saúde possam ter a sua vida facilitada. É o meu compromisso e de toda a empresa canalizar todos os esforços e prioridades para satisfazer essas necessidades, não só através de manter os nossos produtos disponíveis, mas também, quando necessário, de os poder oferecer, além de ajudar todos os profissionais de saúde a desempenhar as suas funções o melhor possível”.

Em Portugal, a Danone emprega um total de 160 colaboradores, 80 em cada uma das divisões referidas.

Sobre a Danone

Com a missão de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível, a Danone, fundada em 1919, encontra-se entre os líderes mundiais da indústria alimentar e está atualmente organizada em três divisões: produtos diários essenciais (produtos lácteos e vegetais), nutrição especializada (nutrição infantil e nutrição clínica) e águas. Através da sua missão e do seu compromisso com o progresso, tanto empresarial como social, a companhia pretende construir um futuro mais saudável, através de uma saúde melhor, de uma vida melhor e de um mundo melhor para todos os seus parceiros: os seus cerca de 100.000 colaboradores, consumidores, pacientes, clientes, fornecedores, acionistas e todas as comunidades com as quais interage. Com produtos presentes em mais de 130 mercados, a Danone alcançou em 2016 uma faturação de quase 22.000 milhões de euros.



Este artigo tem mais de 9 meses e por isso os produtos mencionados podem não estar disponíveis!

Aceda a Produtos para conhecer toda a oferta atual da Danone.